quarta-feira, 7 de abril de 2021

Virus Sars-Cov 2 VIII - Canoas passa dos mil óbitos

A cidade tinha 350 mil habitantes. Agora com esses mais de 1000 óbitos, passamos a ter 349 mil habitantes. Uma das cidades mais mortíferas na pandemia do RS. Cidades com população parecida como Pelotas e Santa Maria tiveram 500 e 400 óbitos respectivamente até o momento.


Último boletim Covid da Prefeitura. Mas tem subnotificações aí.

Possíveis fatores para esses números:

-Aglomerações em festas clandestinas. E são muitas. Continuem assim que iremos bater Porto Alegre rapidinho;
-Muita gente sem máscara nas ruas, mesmo no Centro;
-Gente andando à toa na rua, sem necessidade. Ou seja, "vadiando";
-Ônibus e trem lotados;
-Migração pendular em massa para a praia durante o verão, levando o vírus para passear, aglomeração e festas nas praias e retorno com altíssima carga viral nos corpos. A cidade ficou vazia e as cidades litorâneas em geral ficaram superpopulosas, inchadas e superlotadas, mesmo com a pandemia;
-A consequência disso foi festas, carnaval e aglomerações na praia (o meu desejo de Ano-Novo se cumpriu na íntegra e a risca). O vírus amou tudo isso, pois foi um ambiente perfeito para se multiplicar.

Espero sinceramente que alguns (ou todos) dos que cometeram bulling comigo no meu tempo de colégio esteja nessas estatísticas da pandemia, enterrados a 9 palmos debaixo da terra, sem direito a velório e despedidas familiares.
Se não estiverem, com certeza estarão nesses números pandêmicos cedo ou tarde, porque o vírus vai pegar de qualquer maneira, pois nem eu escapei. Apenas não senti o aroma característico do Mercado Público no centro de Porto Alegre (para mim foi um resfriadinho que passou em 2 dias);
Pois, com certeza eu sei que são gente ignorante que ignoram o Corongavírus e não se cuidam.

Escolas e meus períodos:

E.E.E.F. Canoas - 1990 a 1997
IPUC - 1998 - 2000

Lembrando:

#EscolasFechadasVidasPreservadas (e sem bulling com o coleguinha).
Escolas abertas, somente após a vacinação em massa. Nisso eu apoio 127% os professores.

No Brasil, já ultrapassou a população de Canoas e de Pelotas. Agora, rumo ao nº de óbitos equivalente a Caxias do Sul, com 520 mil habitantes.

Quando o vírus já causava estragos na Europa, eu já sabia que seria uma tragédia completa ao chegar no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário