terça-feira, 18 de junho de 2019

Canoas Retrô XVI - Hospital e falta de policiamento

Inauguração do Hospital Nossa Senhora das Graças em 29/06/1962 na presença do finado ex-governador do RS Leonel Brizola.

Na foto acima um programa de rádio "A Voz do Vale dos Sinos" era transmitido pela Rádio Real com os trovadores Gildo de Freitas, Portela Delavi e Orlando Müller, numa festa no salão paroquial da igreja São Luiz Gonzaga em junho/1962.
A rádio existe até hoje, porém com traços de audiência na cidade. O que predomina por aqui são as rádios Gaúcha, Guaíba e Bandeirantes de Porto Alegre em jornalismo geral e esportivo.

Mais abaixo, o Estado já começava a demonstrar ineficiência através da polícia que começava a não funcionar no bairro Niterói em Canoas. Diz o trecho inicial do texto:

"Chega de Polícia incapaz. Basta de roubos e assaltos impunes. Exigimos justiça. Com êstes gritos, uma multidão enfurecida tomou de assalto, na noite de ontem, a Delegacia de Polícia de Niterói. Cêrca de 300 moradores daquela zona, lotaram as dependências daquela Delegacia, exigindo do delegado Moacir Calvet Fagundes a imediata captura do assassino e ladrão Deolindo Lima Flores, que na tarde de de domingo, assassinou o motorista Celso Gonçalves Jesus, com um tiro no coração".

Ou seja, a violência já começava a tomar conta e a polícia demonstrar ineficiência nos anos de 1960, além de iniciar a queda do efetivo que iria perdurar ao longo das décadas até hoje em praticamente todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário