sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Rugby - Gostei muito de ver

A primeira vez que vi um jogo de Rugby foi no nos jogos Panamericanos de 2011 de Guadalajara, no México. Foi na modalidade com 7 jogadores. Quando eu assisti um jogo, me deu boa impressão, aprendi as regras aos poucos, da pontuação, tempo de jogo, o que pode o que não pode, etc. É um jogo pesado e bruto. No Rugby de 7, são dois tempos de 7 minutos cada um.

Depois passei a ver o Rugby de 15 jogadores, em uma Copa do Mundo que ocorre agora no Japão esse ano. Nessa modalidade, o jogo é ainda mais pesado e bruto e os "entreveros" entre os jogadores, maior ainda. São dois tempos de 40 minutos cada e 15 min. de intervalo, com duração semelhante ao futebol de campo.

Logo da Copa do Mundo no Japão

Cheguei a ver os jogos:

Inglaterra x Canadá
Irlanda x Rússia
Inglaterra x Tonga
Argentina x Tonga
Nova Zelândia x Canadá
França x Estados Unidos
Inglaterra x Argentina
País de Gales x África do Sul

A Copa do Mundo de Rugby é o 3º evento esportivo mais assistido no mundo, perdendo para a Copa do futebol e as Olimpíadas de Verão. Esse é um lance de uma cobrança de lateral. Se o adversário toma a bola aí, pode ser fatal em um jogo decisivo. Um erro de passe também.

Todos os jogos muito bons, alguns bem equilibrados, outros com placar mais dilatado.
O time da Nova Zelândia joga muito, pois não é a toa que são potência mundial na modalidade há décadas. Atropelou o Canadá por 63 x 0, resultado de 9 trys, mais 9 chutes bônus de conversão. Cada try vale 5 pontos e o chute bônus de conversão, mais 2 pontos. Esse placar equivale a 12 x 0 no futebol. E tem o penal, que convertido entre os postes em forma de H, valem 3 pontos.
O Brasil não tem a menor tradição no esporte, porém tem times praticantes e uma seleção brasileira. Para chegar em uma Copa do Mundo dessas, tem que ralar e melhorar muito.
Como no futebol, há jogadas bem trabalhadas e há jogadas bizarras. O negócio é driblar a marcação e correr com a bola na mão até o fundo do campo para marcar o try.

Eles também tem uma espécie de VAR, que chamam de TMO o qual pode confirmar ou anular um try, determinar um penal, expulsar um jogador, determinar um cartão amarelo (o jogador fica 10 minutos fora do jogo) entre outras infrações. O juiz em campo é soberano e mais preciso que no futebol. 

O Brasil toma um vareio da Argentina em um campeonato sul-americano. Equivale a cerca de 14 x 1 no futebol, com 79' de jogo já no fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário