quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Química V - Degradação de azo-corantes

Resumo

Neste trabalho, foi avaliada a degradação dos corantes Preto de Amido 10B e Vermelho de Bordeaux via Processo Oxidativo Avançado (POA) com ferro metálico. Foram estudados o efeito do pH na degradação e a cinética de degradação em função do tempo na ausência e na presença de peróxido de hidrogênio em três diferentes pHs das soluções de corante: o pH natural da solução, em pH 5 e 3. Para a remoção do corante Preto de Amido 10B também foram realizados ensaios com três diferentes concentrações de H2O2 em pH = 5: 100, 250 e 500 mg/L de solução de corante. A metodologia consiste em uma coluna reatora feita de tubo PVC fixado em um suporte universal contendo 5g de palha de aço com fluxo de solução em seu interior, com bombeamento de um béquer de 1L através de uma bomba dosadora em um circuito fechado. Para os ensaios com ajuste de pH, o béquer com solução é colocado em um agitador magnético com uma barra magnética. Em todos os ensaios, as amostras foram coletadas em cinco tempos de reação na saída do reator (10, 20, 30, 60 e 120 minutos) e foram analisas em um espectrofotômetro a fim de obter a absorbância e as concentrações finais dos corantes através da curva de calibração. Os resultados da reação ficaram dentro do esperado, sendo a remoção do corante Vermelho de Bordeaux foi a mais eficiente que do corante Preto de Amido 10B.

Palavras-chave: Azo-corante. Degradação. Remoção. Oxidação. Preto de Amido 10B. Vermelho de Bordeaux. Peróxido de Hidrogênio. Ferro.

Molécula do Preto de Amido 10B. Possui duas ligações AZO (dupla entre nitrogênios)


Utilizando uma bomba dosadora com vazão de 76 mL/min ajustada em 65 pulsos/min, resultando em um tempo de retenção na coluna de 5 minutos. O volume da coluna de PVC é de 381 mL.

Com uma bomba de aquário de vazão a 1,5 L/min

Resultados com Preto de Amido

Molécula do Vermelho de Bordeaux. Possui uma ligação AZO. Bem mais fácil de degradar.

Sua apresentação em pó

Não repare a bagunça na bancada ao fundo. Tinha outros colegas realizando outros trabalhos de TCC e de Mestrado.

Resultados com o Vermelho de Bordeaux

Nenhum comentário:

Postar um comentário