sábado, 15 de agosto de 2015

Canoas - Um pouco sobre a cidade

Antes de mais nada, um post sobre a cidade de Canoas, onde está localizado o PC de edição do blog. A contagem regressiva se refere ao Eclipse Solar anular que vai ocorrer na região em 12 de Setembro de 2034 segundo a NASA. 



A Cidade

Canoas é sinônimo de economia forte e de povo trabalhador. O município, fundado em 1939, possui o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho. Vizinha da capital Porto Alegre, a cidade é sede de grandes empresas nacionais e multinacionais, como a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), Springer Carrier e AGCO do Brasil, além de nomes fortes nos ramos de gás, metal-mecânico e elétrico.


A educação desponta como novo setor. A cidade tem a segunda maior rede de ensino do Estado. São escolas públicas, particulares e três universidades.


Canoas é o município mais populoso da Região Metropolitana, com 329.174 habitantes em 2005. No Rio Grande do Sul, a cidade só fica atrás de Porto Alegre, Pelotas - zona sul do Estado - e Caxias do Sul, na Serra. Aqui também está o quarto maior colégio eleitoral gaúcho, com 210.646 eleitores, divididos em 598 seções.


A cidade, que hoje é constituída apenas por zona urbana, teve como pioneiros grandes proprietários de terras. O primeiro deles foi o conquistador Francisco Pinto Bandeira, que recebeu da Coroa portuguesa, em 1740, uma área com três léguas de comprimento e uma de largura ao longo da margem direita do Rio Gravataí. No local, foi instalada a sede da Fazenda do Gravataí - atualmente bairro Estância Velha. Em 1771, com a morte de Francisco, as terras passaram para o filho, Rafael Pinto Bandeira. Com o falecimento destes, sua viúva, Josefa Eulália de Azevedo, a Brigadeira, divide a área entre os filhos. A partir daí, as terras são repartidas, dando origem a um povoado.


A história registra o ano de 1871 como o início do povoamento de Canoas, quando houve a inauguração do primeiro trecho da estrada de ferro que ligaria São Leopoldo a Porto Alegre. Canoas pertencia aos municípios de Gravataí e São Sebastião do Caí. O major Vicente Ferrer da Silva Freire, então proprietário da Fazenda Gravataí, aproveitou a Viação Férrea para transformar suas terras em uma estação de veraneio. Ponto de referência obrigatório, o local passou a ser designado Capão das Canoas. Logo, as grandes fazendas foram perdendo espaço para as pequenas propriedades, chácaras e granjas.


Em 1908, Canoas é elevada a Capela Curada, tendo por órago (santo que dá nome à igreja) São Luiz Gonzaga. Em 1938, assume a condição de Vila e, no ano seguinte, torna-se cidade e sede de município. Em 1937, a instalação do 3º Regimento de Aviação Militar (RAV), hoje o 5º Comando Aéreo Regional (V Comar ), foi decisiva para a emancipação. O movimento emancipacionista foi liderado por Victor Hugo Ludwig, que levou ao general Flores da Cunha, interventor federal no Estado, as razões da emancipação.


Em 27 de junho de 1939, a cidade foi criada pelo Decreto Estadual nº 7.839. Em 15 de janeiro de 1940 foi instalado o município de Canoas. Edgar Braga da Fontoura foi o primeiro prefeito e o município contava com 40.128 habitantes.


O crescimento econômico de Canoas deu-se, principalmente, a partir de 1945, depois do fim da Segunda Guerra Mundial. Além de numerosas indústrias, instalam-se no município a Base Militar da V Zona Aérea e a Refap, impulsionando o desenvolvimento da cidade.


As ações, avanços e conquistas de Canoas, no desenvolvimento da cidade e na qualidade de vida da população, têm sido reconhecidos com prêmios, em nível nacional e internacional. Veja algumas dessas distinções:


2014 - Boas Práticas de Transparência na Internet - O Portal da Transparência da Prefeitura de Canoas ganhou o prêmio do Tribunal de Contas do Estado. A avaliação é realizada pelo Corpo Técnico do TCE.


2014 - 13º Prêmio Gestor Público - Os cases Ágora em Rede e Escritório do Empreendedor, da Prefeitura de Canoas, foram premiados, respectivamente, nas categorias Tecnologia da Informação e Gestor Público.


2014 - Top de Marketing ADVB/2014 - Premiado na categoria Serviço Público, com o case "Canoas, cidade empreendedora". Nele, é apresentado o Escritório do Empreendedor.


2014 - Prêmio Cidades Sustentáveis - Canoas foi a vencedora entre as vinte cidades que concorreram, na categoria Médias Cidades.


2014 - Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor - Canoas ficou em 1º lugar na categoria desburocratização com o case Escritório do Empreendedor.


2013 - Prêmio Gestor Público - Categoria Tecnologia da Informação, conferido pelo Sindifisco e Afisvec com o case Teleagendamento de Consultas.


2012 - 30º Top de Marketing da ADVB - Categoria Sustentabilidade com o case Plano de Comunicação do Programa Canoas Saúde.


2012 - Troféu Gestor Público Tecnologia da Informação - Concedido pelo Sindifisco e Afisvec pela implantação do Território Digital.


2012 - 2º Concurso de Boas Práticas em Prevenção ao Crime na América Latina e Caribe - 1º lugar na categoria Qualidade da Gestão para Território de Paz Guajuviras: a experiência de segurança cidadã de Canoas. O prêmio foi entregue durante o 1º Diálogo Regional de Políticas Públicas da Rede de Segurança Cidadã na sede do BID, em Washington, Estados Unidos.


2012 - 1ª edição do Prêmio Cidades Digitais RS - troféu Visão Estratégica do Gestor Municipal pelas inovações tecnológicas implantadas nos serviços diários da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania.


2012 - 17° Prêmio pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) - Destaque para Prefeitura na categoria Inovação.


2011 - 2º concurso de Boas Práticas em Prevenção do Delito na América Latina e Caribe - Na categoria Qualidade da Gestão promovido do Instituto de Assuntos Públicos da Universidade do Chile pelo projeto Território de Paz Guajuviras.


2011 - Prêmio Direitos Humanos/2011 - Para a Agência da Boa Notícia Guajuviras, na categoria Mídia e Direitos Humanos, em solenidade realizada em Brasília com presença da presidenta Dilma Rousseff.


2011 - Concurso Cidades Ativas, Cidades Saudáveis - 1º lugar na categoria Espaço Público com Projeto Prefeitura na Rua, concedido durante o Congresso de Transporte Sustentável e Mobilidade Urbana, no México. O primeiro prêmio internacional da cidade é o único projeto brasileiro premiado entre os 51 inscritos, de 14 países da América Latina e Caribe.


2011 - Prêmio Cultura FAMURS/CODIC - Em reconhecimento à realização do Festival Canoas Jazz do Mercosul.


2010 - Prefeito Empreendedor do SEBRAE - O certificado foi conquistado pela capacidade administrativa dos gestores municipais na elaboração de projetos e ações em favor das micro e pequenas empresas.


Bairros e distritos

Divisas:

Ao Sul: Porto Alegre
Ao Norte: Esteio
Leste: Cachoeirinha
Oeste: Nova Santa Rita

População em 2017: Cerca de 343 mil habitantes.
Gentílico: Canoense

Mania principal do canoense: Andar no meio da rua nos bairros. Inclusive eu tenho essa mania, porque as calçadas são precárias e tem muitos cachorros chatos que ficam enchendo o saco latindo nas grades e portões das casas ao passar alguém estranho.

Clima: Sub-tropical
Temperaturas extremas:
No verão: 41ºC, um calorão horrível e filha da p*!
No inverno: -1°C na Base Aérea, um frio de renguear cusco!

Onde fica:


Fonte: Prefeitura Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário