Enfim, chegou o dia derradeiro, após uma campanha bem tensa! O dia 29/11/2020, do 2º Turno das Eleições aqui em Canoas, capitais e cidades com mais de 200 mil eleitores as quais também teriam 2º Turno. Aqui no RS, também teve 2º Turno em Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria.
Foi a 1ª Eleição realizada sob um contexto pandêmico aqui no Brasil. Portanto, que vença quem tiver o maior número de votos e quem o povo decidir para ser o próximo prefeito. Quem tiver o menor nº de votos não será eleito.
Para haver 2º Turno, é necessário que a cidade seja uma capital ou ter mais de 200 mil eleitores (RM e Interior) e o candidato líder na votação fizer menos de 50% dos votos no 1º Turno.
Candidatos:
-Luiz Carlos Busatto (PTB)
-Jairo Jorge (PSD)
Ambos chegaram a fazer campanha com colete à prova de balas da Polícia Federal.
Foto da chegada dos pendrives das urnas para a apuração. Vou tratar disso com mais detalhes depois.
Muito cuidado com esse pendrive de urna meu! Está de ressaca da madrugada passada ainda? Está bêbado? Eu estou de olho! Se tu me extraviar esse pendrive... vai dar um "forrobodó" daqueles! Toda a Eleição ficará comprometida, sujeita a anulação! Eu sei que tu vai pra festa e tomar todas depois da apuração, meu! Capaz que não!
Olhar para a cara de vocês durante o expediente 8 horas ao dia já é mais que o suficiente para mim. Agora, também após o expediente? Aí já é demais pra mim! Os outros ali eram da Zona 134.
Como foi o dia
*Levantei às 4:30 a.m., tomei um café reforçado. Aguardo o motorista em frente ao condomínio. Ele chega às 5:25 a.m. Chego na JE e os colegas estão tomando café lá mesmo às 6:00 a.m. Um mesário liga para uma colega dizendo que a sacola do material de urna simplesmente sumiu de uma Seção Eleitoral. Ela diz:
-Como assim, sumiu? Essa sacola tem que estar aí de qualquer maneira. Isso foi conferido 4 vezes! Essa sacola tem que aparecer que qualquer jeito!
E de fato, a sacola de urna apareceu. Foi um outro mesário que a tinha LEVADO PARA A CASA no dia anterior. Mas não pode levar essas sacolas pra casa, cacete! Elas têm que ficar na SEÇÃO ELEITORAL!
*Uma câmera de segurança estava apontada para uma das urnas eletrônicas em uma seção na Unilasalle. Imediatamente, os mesários mudaram a urna de lugar. Nenhum voto chegou a ser filmado.
*Às 7:00 a.m. começa a votação para os velhos (idosos) até às 10:00 a.m. Seria o início de um jogo de Final de Copa do Mundo.
*Às 8:10 a.m, o pessoal da JE oferecem sanduíches e latas de refri. Peguei um sanduíche e um refri para não ficar muitas horas sem comer nada até o almoço.
*Vou levar um valor de R$ 40 para uma eleitora que foi convocada para ser mesária na fila de votação. O movimento nas seções era muito baixo ainda. As escolas praticamente vazias.
*Começa a me dar uma dor de cabeça e sintomas de resfriado. Seria Covid? Meus coleguinhas acharam que sim. Então, vamos supor que eu tinha pego Covid mesmo! E ainda queriam que eu fosse pra festa após a apuração! Isso é sério mesmo? Estamos em uma PANDEMIA e vão se aglomerar em festa??? Olha... Esse mundo não tem mais salvação mesmo! E eu estava mal também.
*Ocorrências de boca de urna começam a surgir, como militantes abordando eleitores para votar em um candidato, campanha política no dia da votação, santinhos e adesivos apreendidos... o de sempre!
*Saio para votar, levado por um motorista cedido pela Prefeitura. Aproveito e dou uma conferida na escola onde voto para ver se estava tudo certo durante a votação. Tinha pelo menos uma viatura da Brigada Militar em cada escola com seções eleitorais.
*Um eleitor de Goiânia-GO é detido por se recusar a higienizar as mãos antes de votar.
*Uma mesária do interior de PE é detida por recomendar eleitores a votar em seu candidato.
*Um eleitor de Porto Alegre passa mal na fila de votação e falece (morre). Em toda a eleição no Brasil tem esse tipo de ocorrência.
*Fico na JE sem fazer praticamente nada, apenas ouvindo as notícias no rádio via celular com fone de ouvido para não ficar escutando as bobagens que meus colegas ficavam falando. Ocorrências de boca de urna também surgem nas outras cidades com 2º Turno. Um eleitor chega a agredir uma mesária em Caxias do Sul. Foi imediatamente detido e a mesária liberada. Algo inadmissível.
*Os candidatos das 5 cidades dão entrevistas, na rádio falam do movimento nas seções, se há ou não aglomerações, ocorrências de boca de urna, eleitores detidos por atrapalharem os trabalhos eleitorais... (se não vai ajudar, não atrapalha. Te manda pra casa!)
*A Brigada Militar chega na JE com materiais de campanha apreendidos.
*Vou almoçar em um restaurante do centro, pago por um dos chefes da JE, incluindo os próprios servidores, funcionários da 3ª (nós) e eleitores convocados.. E a comida estava muito boa. Uma delícia!
*2 urnas apresentam erro de HW e precisam ser substituídas na minha Zona 66. Uma urna não imprimia os boletins e também precisou ser substituída. No total, foram 3 urnas substituídas.
*Minha dor de cabeça se agrava. Não quero papo com colegas. Aguardo apenas a apuração, o resultado final e a volta para casa de uma vez. Depois de acabar o serviço, é tchau e benção pra vocês e cada um segue sua vida e seu rumo. Sigo de fone de ouvido no celular ouvindo notícias. Quando eu fico de mau humor, é bom sair de perto e não me dirigir a palavra!
*Um dos chefes da JE sai para fazer uma busca e apreensão de material de campanha.
*Um mesário liga para JE perguntando se é possível deixar um fiscal de partido ficar na seção. Eles respondem:
-Se ele ficar quieto, em silêncio, sem se manifestar, sem espiar a urna e os eleitores votando, pode ficar. Caso contrário, não pode ficar!
*O relógio bate 4:30 p.m. Hora de se dirigir ao andar térreo da JE e esperar chegar os pendrives das urnas de 357 seções da zona 66 para a tão aguardada apuração.
*O policiamento é reforçado em toda a cidade pela BM.
*O relógio bate 5:00 p.m. Termina a votação! Termina o "jogo". Quem votou, votou e quem não votou e nem justificou, que se justifique depois. Então, é esperar chegar os pendrives das 357 seções eleitorais da Zona 66. E sigo com dor de cabeça e sintomas da Covid fake que peguei.
Balanço da Eleição: Foi um dia tranquilo em geral, sem incidentes mais graves, apesar da campanha muito tensa.