sábado, 8 de setembro de 2018

Palhaço do Satanás - O Tranca-Street voltou

Procon de Porto Alegre processa McDonald's por publicidade infantil

Ministério da Justiça entende como abusiva, especialmente em alimentos com baixo valor nutricional e com brindes

O Tranca-Rua, Tranca-Intestino, Tranca-Tudo!
O Procon de Porto Alegre instaurou um processo administrativo contra a rede de fast food McDonald's. O órgão pede esclarecimentos sobre publicidade infantil na oferta do combo de lanche com brinquedos colecionáveis.
Uma referência ao slogan da empresa "Amo Muito Tudo Isso", a campanha "Abusivo Tudo Isso" chamou a atenção da diretora do Procon de Porto Alegre, Sophia Martini Vial. A mobilização é do programa Criança e Consumo, do Instituto Alana.

— O McDonald's foi chamado a dar esclarecimentos. A prática já se mostra ilegal ao contrariar princípios constitucionais de proteção ao consumidor e abusiva, por ir contra o direito do consumidor. Além de vender o brinquedo associado à comida que não é saudável, a empresa também impulsiona a questionável prática de "unboxing" no YouTube em que há confusão entre o que é publicidade e o que é legal — detalha a diretora Sohpia.
No processo, o Procon fala na suspensão da publicidade que considera abusiva e da publicidade direcionada a crianças, condicionando brinquedos à compra de alimentos. O documento, ao qual a coluna Acerto de Contas teve acesso, cita, inclusive, os anúncios expostos nas lanchonetes mostrando o McLanche Feliz. Também fala dos locais onde os brinquedos da coleção ficam expostos na altura das crianças. 
Ainda no processo, o órgão de defesa do consumidor lista artigo da legislação que cita ser vedado ao fornecedor condicionar o fornecimento de produto ou de serviço a outro. Aponta ainda dispositivo que proíbe a empresa de prevalecer-se da "fraqueza ou ignorânica do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição o social" e foi citado pela situação tratar de publicidade infantil e alerta para o que se chama de "hipervulnerabilidade do consumidor criança". 
— Destaque também para a violação dos direitos das crianças. Nota da Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, diz que a publicidade de alimentos, principalmente com baixo valor nutricional e acompanhados de brindes, deve ser considerada especialmente abusiva, por violar também o direito à saúde da criança — acrescenta a diretora do ProconPOA.
A empresa tem dez dias para defesa e apresentar os argumentos. O Procon vai analisar e pode determinar a suspensão da publicidade, que, se não for cumprida, pode levar à aplicação de multa de R$ 800 a R$ 12 milhões.

A coluna Acerto de Contas abriu espaço para contraponto e recebeu a seguinte nota da assessoria do McDonald's:

"Esclarecemos que nossa comunicação com os consumidores é feita com responsabilidade e segue rigorosos critérios internos e práticas do setor. Por exemplo, em 2016 reafirmamos um compromisso público iniciado em 2009 junto a entidades e empresas do nosso ramo para uma publicidade responsável de alimentos e bebidas para crianças e definimos, entre outras restrições, que não anunciamos em programas, veículos e/ou canais que tenham 35% ou mais de sua audiência composta por crianças menores de 12 anos. Além disso, há 10 anos adotamos voluntariamente um compromisso e código de ética próprios em comunicação publicitária de alimentos."

A mulher incorporou o Coisa-Ruim. Nem um exorcista consegue retirar.
Histórico

Não é de hoje que há ações judiciais e outras iniciativas contra o McDonald´s por publicidade infantil. Em abril de 2018, a rede de lanchonetes foi condenada pela Justiça a cessar a prática nas escolas por meio do evento "Show do Ronald McDonald". Houve uma ação civil pública ajuizada pela Defensoria Pública de São Paulo contra a empresa.
E não é só o McDonald´s. O Instituto Alana enviou uma representação ao Procon de São Paulo denunciando a campanha de venda de um combo infantil pela rede Burger King.

Fonte: Sitio GaúchaZH - Zero Hora e Rádio Gaúcha
Ou seja, o Palhaço do Satanás, o Tranca-Street, ataca novamente! A publicidade é pesada é agressiva mesmo.

Não adianta! Se comer os famosos sanduíches da lanchonete do Palhaço do Satanás, vai entupir tudo! Ainda mais se for QUATRO de uma vez. Vídeo adaptado de um comercial japonês bizarro.

É o Capeta travestido de Palhaço

Ninguém vai estar podendo jogar vídeo-game!

E a invasão do Cramunhão no clássico jogo Super Mário 64. Chega a doer os olhos jogando isso.

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