quarta-feira, 27 de junho de 2018

Blog - 100 mil visitas!

Este Blog completou nada mais que 100000 visitas. Valeu a todos que visitaram!



 Sem mais!


Exatamente às 11:24 p.m. do dia 27/06/2018 e faltando esse tempo para o eclipse solar, o blog completa 100000 visitas. Canoas completa 79 anos de emancipação também.

Os países mais visitantes:

Brasil: 79140
Estados Unidos: 10166
Alemanha: 2348
Rússia: 1621
Portugal: 1059
França: 713
Malásia: 425
Índia: 376
China: 217
Espanha: 205

terça-feira, 26 de junho de 2018

Copa do Mundo 1950 - Estádio dos Eucaliptos







Houve apenas 2 jogos no Estádio dos Eucaliptos em Porto Alegre na Copa de 1950. Era o antigo estádio do Sport Club Internacional, antes de migrar para o Beira-Rio. Hoje o Eucaliptos não existe mais, o qual foi vendido para a Andrade Gutierrez, construtora que reformou o Beira-Rio para a Copa de 2014. O último jogo disputado no estádio foi um amistoso entre Internacional 5 x 2 Rio Grande em 1997.

Suíça 2 x 1 México


O México joga com a camisa do Cruzeiro de Porto Alegre

Naquela tarde gélida, o México optou em usar a camisa com listras verticais em azul e branco do Esporte Clube Cruzeiro.  A decisão rápida e arranjada por antecipação, tomada num encontro na noite antes do confronto, era uma solução para a falta de camisa reservas por parte das duas seleções. Nesta época, tanto Suíça como México usavam apenas camisas no tom vermelho.
Na partida entre mexicanos e suíços, no entanto, o estádio passou longe de sua lotação máxima. Nem cinco mil pessoas compareceram, embora fosse um domingo de sol - os 94.700 cruzeiros foram a pior renda de toda os 22 jogos da Copa. A crônica esportiva da época justificou a baixa assistência pelo caráter nada decisivo do embate. O principal duelo que ocorreria em solo gaúcho seria entre Uruguai e França, mas os europeus desistiram de participar reclamando das grandes distâncias que percorreriam entre um jogo e outro no Brasil.

Vídeo sobre o jogo

Iugoslávia 4 x 1 México




O estádio sendo demolido em 2013. Significa o fim de uma era.

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Copa do Mundo 2014 - Estádio Beira-Rio




De dia

Relembrando os 5 jogos ocorridos no estádio Beira-Rio em Porto Alegre ocorridos na Copa do Mundo de 2014 sediada no Brasil. E foram bons jogos esses.

De noite. Estádio eleito o mais belo da Copa 2014.

França 3 x 0 Honduras


Uma pena que houve falha ao tocar o hino francês


 O 1º uso da tecnologia do chip na bola e sensores na goleira em Copa do Mundo foi aqui no Beira-Rio. Funcionou muito bem.

Holanda 3 x 2 Austrália



O estádio é belo e o ambiente também. Mas a Austrália perde o jogo e é hora de voltar para casa mais cedo em um dia agradável de sol no inverno em Porto Alegre. E pensar na Rússia em 2018!

Coréia do Sul 2 x 4 Argélia






Quem perde jogo no Beira-Rio sai brabo e com a cabeça inchada mesmo. Seja qual time for! Sair derrotado às 6:00 p.m. de um domingo no Beira-Rio é deprimente mesmo. Não tem nada pra fazer na cidade a essa hora mesmo após o futebol.

Argentina 3 x 2 Nigéria

O curioso é que esse jogo já ocorreu em várias Copas e vai ocorrer na Rússia em 2018 agora.

Messi vai cobrar aquela falta e é caixa!


Os argentinos invadem Porto Alegre na Fan-Fest e o Beira-Rio favorecidos pela proximidade geográfica da cidade com o país vizinho

Alemanha 2 x 1 Argélia



 A seleção do 1 x 7 jogou por aqui! Os gols saíram apenas na prorrogação. Esse jogo já foi pelas Oitavas de Final, a Argélia volta pra casa e a Alemanha segue na Copa para ser Campeã mais tarde!


Distância do meu bairro até o estádio. Alguns torcedores se hospedaram em Canoas e foram de Trensurb para os jogos.

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Dia do Profissional da Química - Palestra

A data comemorada é dia 18 de Junho, quando foi regulamentada a profissão no Brasil em 1956. Parabéns a todos nós, apesar do mercado de trabalho não estar lá essas coisas na área por aqui.
O correto é "dia do Profissional da Química".


Palestra sobre Cerveja artesanal e Química que ocorreu no auditório do CRQ-RS (5ª Região) em Porto Alegre. O ministrante foi Sady Homrich, Engenheiro Químico especialista em cerveja e baterista da banda gaúcha Nenhum de Nós.
 Após, teve torradinhas com vários tipos de pastas e degustação de cerveja artesanal, conforme fotos abaixo:






Para os homens, o esterótipo do cientista é ser careca com cabelos apenas nos lados da cabeça (tipo o famoso vilão Dr. Willy de Mega Man dos videogames) 




Hoje o profissional da Química no Brasil não deve valer nem 20 centavos. Melhor ser um burocrata em um órgão público ou um Testador de Software Freelancer que se ganha bem mais.

Hoje o Químico está assim. Sujo, barbudo, maltrapilho e com aparência de mendigo


sexta-feira, 15 de junho de 2018

Vôlei XXIII - APAV não irá disputar a Superliga A 18/19

Tomara que seja um "até breve" e que seja que nem este blog: O clube nasceu, "morre" agora e ressuscite com mais força do que antes.

Texto no Facebook oficial do clube:

Prezados fãs e seguidores do Vôlei Canoas.


Depois de seis temporadas participando, com muita dignidade, da Superliga A, chegou o momento, infelizmente, de abdicarmos da vaga para a próxima Superliga. Daremos um passo atrás neste momento, para darmos dois adiante no futuro. Nosso principal objetivo é honrar os contratos dos atletas e comissão técnica, como a APAV sempre fez, para depois pensarmos em participar da Superliga B. Recomeçar.
Uma das nossas parcerias não manteve a regularidade dos pagamentos e, assim sendo, ficamos em débito com atletas e comissão técnica entre outros. Estamos trabalhando para solucionar esses imbróglios e continuar a nossa história no cenário estadual e nacional.

Precisamos de ajuda para manter e melhorar o nosso projeto e para isso contamos com todos os nossos fãs e possíveis novos parceiros, que aceitem esse belo desafio de representar o nosso estado.

Depois de muitos anos, o RS ficará sem representante na elite do voleibol. Que seja por pouco tempo. Vamos trabalhar muito, arduamente e em conjunto para voltar a fazer parte do local no qual sempre devemos estar.

Contamos com o apoio e a compreensão de todos!

#VoaAPAV


Manchete do Jornal Diário de Canoas

Quem acessa este blog dos Estados Unidos, Rússia, Itália, Argentina, França... e daqui mesmo do Brasil conhece muito bem esse homem aí da foto à direita. Um multi-campeão pela Seleção Brasileira de Vôlei morando aqui em Canoas há 6 anos.
Gustavo Endres também ficou triste e chateado assim como a torcida e simpatizantes do Vôlei Canoas.

Matérias do Jornal DC

Uma pena. Não tenho muito o que comentar. Já ocorreu com diversos times aqui do RS, do país afora e chegou a vez do Canoas. O texto do Facebook e as matérias do jornal já dizem tudo.

Portanto, após 6 temporadas: 229 jogos, 132 vitórias e 97 derrotas.

Algumas manifestações do Facebook:

-Muito triste, e o mais triste é ver esses políticos sem vergonha roubando milhões e nosso esporte sem dinheiro para poder continuar.. Força Canoas não tá morto quem peleia.. Vamos voltar com certeza... #FlyCanoas #Juntossomosmaisfortes

-Infelizmente um esporte campeão olímpico num país governado por corruptos, lamentável uma notícias dessa...saia de Bagé pra ver os jogos aí...sempre muito bem recebido por todos da Comissão...tomara em breve possam dar continuidade...que os empresários abram suas mentes e portas pro nosso vôlei...

-Grande Gustavo Endres.
Sabemos da sua capacidade de gerenciamento e acima de tudo teu comprometimento e honestidade. 
Infelizmente uma perda para nosso voleibol, como tantas outras , mas certamente terá o retorno em breve.

-Muito triste, não dá acreditar.. infelizmente um país governado por corruptos! Aonde está o incentivo ao esporte? Canoas a cidade do esporte? Vôlei Canoas que fez crescer meu amor pelo Voleibol, ao incentivo de jogar, de Cursar Educação Física, de querer trabalhar na área do voleibol. Parabéns pelas ótimas temporadas, CT e todos envolvidos até aqui! Força Vôlei Canoas, estamos aqui para apoiar vocês! #LutoPeloVoleibol #VoltaVoleiCanoas #VoaCanoas

-Aonde está o prefeito de Canoas e o secretário de esportes ,como pode uma cidade deste tamanho deixar isto acontecer ,senhor prefeito Carlos. Luiz Carlos Busato tome uma providência cadê o incentivo ao esporte o vôlei do Canoas não parar

-Que dó. Deram muitas alegrias a nossa cidade. Ficaremos aguardando e torcendo para que os empresários de Canoas colaborem. Até breve!

-Notícia triste! Infelizmente nosso esporte não é valorizado como deveria ... São excelentes resultados, ambiente saudável sem brigas, atletas super dedicados... como jornalista, acredito que a imprensa esportiva deveria trabalhar em prol de todos os esportes e não só de um como sempre fez. Boa sorte, Canoas!

-É triste ver apenas uma categoria do esporte receber tantos incentivos e quanto outros tem que ralar pra conseguir um lugar ao Sol. Aqui na minha cidade também tem um time e vôlei que é pouco reconhecido. Meu filho é atleta e sofro com a falta de incentivo da prefeitura. Mas tem uma empresa que está incentivando a categoria, mas não sei se não que vem continuará, pois o governo Federal cortou as verbas do esporte, e sendo assim essa grande empresa também não poderá continuar a ajudar com a bolsa atleta. Mas temos que acreditar que tudo ficará melhor. Força Canoas!!! Estamos com vocês!!!

-Sou torcedora do Taubaté. Mas isso não me impede de sentir profunda tristeza com essa notícia. É lamentável que exista desigualdade de incentivo, patrocínio e suporte necessários para o vôlei. Canoas, arrumem a casa, usem o tempo que for necessário, reorganizem-se. Tudo vai ficar bem. O tempo ajudará. E estamos aguardando o retorno do Canoas na Superliga. Deus abençoe vocês. Força, foco. Fé.

-Minha família ia de Sapiranga para acompanhar os jogos. Triste com o descaso para um projeto vencedor e que incentiva a todos.#FlyCanoas.

-Que triste..... Mais uma decepção. Regressão... Canoas cidade do esporte....só que não...

-Mais uma vergonha pro RS. Estado que não valoriza o esporte.

-Cadê a colaboração do governo para o esporte ! Reflexo da falência financeira e rombo nos cofres públicos isso aí ! Mas infelizmente o vôlei nunca foi bem visto ! Lamentável essa situação e perder umas das grandes equipes ! Ngm pensa nos profissionais não ? Que tem família e vivem do vôlei ??? 😡😡 aff 😤

-Muito triste depois da temporada de empenho e bons resultados que tivemos mesmo com todas as dificuldades que foram aparecendo. Falta de apoio financeiro é muito difícil para qualquer time ou o que for! Parabéns aos atletas e a CT, da qual fui o líder, por se manter forte durante todo o ano. (Marcel Matz, técnico)

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Chuchu - Falando mais sobre


-É a água no seu 4º estado físico (sólido, líquido, gasoso e o estado de chuchu). Em nosso planeta, além de mares, rios, lagos, geleiras, subsolo e vapor no ar, deveriam contabilizar a água na forma de chuchu.

-É insípido, inodoro e possui uma cor, o verde-claro.

-Sucumbe em temperaturas extremas de calor;

-É um elemento nulo/neutro na culinária em geral. Apenas adquire o gosto do que estiver junto. Se a comida for guisado, batata, cenoura e chuchu, ali tem apenas guisado, batata e cenoura.

-Se colocar na sopa, simplesmente desaparece. Como se fosse colocar mais água.

-Nas receitas de suflê de chuchu, é um suflê de ovo, farinha e o que estiver mais dentro.

-Se apenas o chuchu estiver temperado com alguma coisa, considero só esse "alguma coisa" presente no prato.

-É como se fosse o zero na soma e subtração e 1 na multiplicação, divisão e potenciação. Por exemplo: guisado de carne + moranga + ervilha + batata + chuchu = guisado de carne  + batata + ervilha + moranga + 0.

-Muito utilizado em comida de hospital, pois os pacientes não podem comer comida com gosto e tempero.

-É uma coisa que para mim não faria falta na greve dos caminhoneiros que tivemos agora há pouco.

sábado, 9 de junho de 2018

Canoas Retrô XIII - Bairro Guajuviras

Av. 17 de Abril (antiga Av. Principal). O nome da avenida se deve a data oficial de criação do bairro: 17/04/1987, há 31 anos na data deste post.


Vamos invadir tudo! Essa joça está abandonada há anos! Não chamam ninguém! Chega de tanto descaso!

O bairro, localizado na parte nordeste da cidade, foi ocupado no dia 17 de abril de 1987, e é uma das mais conhecidas ocupações do sul  do Brasil. Segundo as associações de moradores, a população é de cerca de 90 mil pessoas em 5.924 mil moradias[carece de fontes] (casas e blocos de 4 andares, 4 apartamentos por andar).

O bairro também possui um comércio bem expressivo e diverso, mas principalmente voltado aos habitantes locais. Esse comércio é mais intenso na entrada do bairro, na avenida 17 de Abril.

O Guajuviras é dividido em setores (1, 2, 3, 4A, 4B, 5 e 6) e cada setor é dividido em quadras (de A à Z). Até existe uma numeração para as ruas, mas ela é ignorada pelos habitantes, já acostumados aos setores e quadras (mas quem não é do bairro geralmente fica confuso com esse tipo de endereço). Dentro do bairro ficam as avenidas 17 de Abril (antiga Principal) e Avenida Esperança. A avenida Boqueirão, uma das mais importantes da cidade, passa na entrada do bairro.

Os problemas de alagamento foram resolvidos após o registro das invasões encontradas na parte baixa do bairro por parte da prefeitura, assim como os problemas de saneamento básico.
Guajuvira é o nome de uma árvore que foi comum na região do bairro antes da urbanização e ainda há um exemplar na entrada do bairro.

No fim dos anos 1980

“Vejo o Guajuviras bem mudado, pois quando vim para cá em 1987, não tínhamos nada aqui. Eu trazia todos os dias uma sacolinha de pão e um galão de água,” lembra Oraides Gomes, morador do Bairro desde a ocupação original. Muitas são as histórias contadas pelos moradores do Guajuviras, que completa 30 anos no dia 17 de abril.
O jornal O Timoneiro circulou pelas ruas do Centro Habitacional, que é o segundo maior bairro da cidade de Canoas, e conversou com a comunidade. Muitos relatos trazem exemplos de superação, sacrifícios e esperança de dias melhores. “Comprei um terreninho que tinha umas carreiras de tijolos em cima. Vim para cá, trazendo apenas meus dois filhos e a esperança de dar certo. Tudo era sacrificado, mas ainda estou aqui,” relata Nelci Quadros, também moradora desde a ocupação e que há dois anos abriu no bairro sua própria loja de confecção.


“Por volta das 22 horas, no dia 17 de abril de 1987, eu ocupei o espaço onde é até hoje minha casinha. Faz 30 anos que estou neste lugar”, lembra emocionado, Ercy Rocha, fundador do Supermercado Rocha. “Como comerciário, o Guajuviras é uma benção para mim. Quero manter meu trabalho e dar emprego aqui”. Em 1998 o comerciário comprou dois lotes no Guajuviras, levou alguns anos construindo e no dia 15 de novembro abriu as portas do Supermercado Rocha, até hoje instalado no mesmo local. “Eu deixo meus carros na rua, meus clientes me acompanham desde 1990. Eu ando feliz neste lugar que me acolheu.”

O subprefeito Nordeste, Dr. Gemelson Pompeo , lembra da sua chegada no Guajuviras em 1996, quando foi trabalhar como médico nos postos de saúde. “ Acompanhei o crescimento do local, que não tinha asfalto nem iluminação. A melhoria da infraestrutura mudou muito a autoestima da população.” Para Pompeo, o papel do poder público é dar as diretrizes e o suporte que o povo precisa. Pois ao mesmo tempo, a população se sente mais valorizada e vai ajudando nesta construção de um futuro melhor. “O povo daqui é muito lutador, se fixaram no Guajuviras em busca da construção dos seus sonhos. Precisamos buscar essa identidade do bairro e dar o suporte que precisam.”

Tudo começou com uma grande invasão da antiga COHAB, aqueles prédios ao fundo em 1987. Um bairro de gente simples, humilde. Há violência, mas é assim mesmo em qualquer periferia neste país.

Expectativa para o futuro

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já trabalha na ampliação e reforma do posto de saúde Guajuviras II. “Para 2017, também esperamos que saia do papel o projeto da construção de um novo posto de saúde que será feito em uma das áreas que ocorreu a reintegração,” afirma o subprefeito, Dr. Pompeo. Ele que também é médico concursado da Prefeitura e vem aderindo à iniciativa de voluntariado, comenta que além dessas iniciativas, ainda está ocorrendo o mutirão de atendimento em saúde, “ o mutirão ocorre nos postos e hospitais, na tentativa de se colocar em dia as demandas que estavam reprimidas nessa área”.

Na área da Segurança Pública, ações de operações integradas com Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil ocorre com o objetivo de combater ao crime. “Mais de 17 ações integradas, inclusive com outros municípios, ocorreram em 2017, e obtivemos resultados satisfatórios, graças à organização das ações”. Segundo Pompeo, muitos crimes se dão na extensão da BR, em sua maioria com relação ao roubo de veículos. “A ideia ao longo do tempo é restringir os acessos da BR para se ter um controle e evitar esse tipo de ação.”

Sobre os focos de alagamentos da região, a subprefeitura em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos (SMSU) vem intensificando o recolhimento dos entulhos e atuando na fiscalização dos infratores que descartam o lixo de forma irregular. “Talvez poucas pessoas saibam, mas um dos motivos que agravam a situação dos alagamentos é o descarte de entulhos, areia, detritos de obras nas ruas. Eles são levados para os esgotos e entopem as tubulações”, salienta Pompeo. Para ele, é muito importante o auxílio da população nesta questão. A comunidade precisa estar atenta e preocupada com a limpeza e organização do bairro, denúncias devem ser feitas para que o trabalho seja cada dia mais efetivado.


O descaso do governo com as obras do conjunto habitacional na época motivaram as invasões

Sobre o “Guaju”

É o 3º maior bairro do Rio Grande do Sul, ficando atrás dos bairros Mathias Velho e Restinga, em Porto Alegre. O Guajuviras possui comércio ativo, sendo quase uma cidade a parte dentro de Canoas.

Fonte: Jornal O Timoneiro e Wikipédia