A Pedra dos Sonhos, clássico desenho inglês dos anos 1990 que eu assistia na TV Cultura em 1991.
Música da invasão em massa do Exército dos Trolhas ao som da Orquestra de Londres (Ozzy Osbourne - Urpney Song)
A Pedra dos Sonhos (The Dreamstone) foi exibido pela TV Cultura no início da década de 1990 e atingiu grande sucesso. Sua produção se deu de 1990 a 1995 pela ITV, no Reino Unido. O desenho conta com 52 episódios de 22 minutos cada, divididos em 4 temporadas. O escritor e desenhista da série é Michael Jupp. Um detalhe muito interessante e que dá muito peso à série é a trilha sonora, toda realizada pela Orquestra Filarmônica de Londres.
A série se passa num universo paralelo em um mundo chamado "Sleeping World, algo como "Mundo Dormente", esse planeta é visto apenas por aqueles que nele acreditam. No mundo existe a Terra dos Sonhos, que é toda iluminada pelo Sol, e a Terra dos Pesadelos ou o lado escuro do planeta. A trama básica do desenho é a batalha entre esses dois lados, a batalha entre o bem e o mal. De um lado temos o mago Senhor dos Sonhos, que protege a Terra dos Sonhos e seus pacíficos habitantes, os Noops e os Wuts. Do outro lado temos Zordrak, o terrível, e os Urpneys (Trolhas, aqui no Brasil).
Dizem que o Senhor dos Sonhos já era velho quando a lua e as estrelas ainda eram jovens
O objetivo de Zordrak é roubar a Pedra dos Sonhos para assim mandar seus pesadelos pelo mundo todo, já que foi expulso do conselho dos "Fazedores dos Sonhos" pelo Senhor dos Sonhos, tornando-se assim, inimigo mortal do mago. Sempre que manda seus Urpneys (semelhantes a humanos porém comum nariz avantajado e uma cauda) algo dá errado. Seja por causa da covardia dos soldados ou pela inteligência um tanto escassa que possuem. Está também a mando de Zordrak o cientista chamado Biruta (Urpgor), responsável por construir as mais bizarras máquinas para atacar a Terra dos Sonhos.
Para proteger a Pedra dos Sonhos, temos os valentes Wuts, seres semelhantes a plantas, das quais retiram sua força e poder. São capazes de voar em folhas e possuem grande sabedoria. Os Noops são primos menores dos Wuts, são pequenos seres peludos e com pequenos chifres, eles são os habitantes mais populosos da Terra dos Sonhos.
O carro-tatu do biruta é roubado por trolhas "vândalos e vagabundos"
O personagem principal da série é Rufus, um noop bem atrapalhado e que vive sonhando acordado que logo no primeiro episódio é demitido. Sua melhor amiga, Ambarina (Amberley), lhe sugere que vá trabalhar com o mago Senhor dos Sonhos. Rufus consegue tornar-se ajudante do mago e acaba virando amigo da mascote do Senhor dos Sonhos, Albert, uma espécie de meio-cão meio-peixe, criado por obra do mago. Apesar de atrapalhado, sua característica de sonhar acordado lhe é muito útil por trabalhar com o Senhor dos Sonhos e demonstra também muita coragem, que várias vezes é colocada à prova quando dos ataques das forças de Zordrak.
Pildit, o líder dos wuts, ensina Rufus e Ambarina a voar em folhas e muitas vezes os ajuda no combate a Zordrak. O líder dos trolhas é o Sargento Verruga (Sergeant Blob), sempre acompanhado por Frizz e Nug. Outros dois personagens interessantes são Zarag, a irmã de Zordrak, que é apaixonada pelo Senhor dos Sonhos e os Patolas (Frazznats), um monstro que se alimenta dos trolhas que falham com Zordrak.
Episódio dublado em português (Mega-Ataque)
O fato é que A Pedra dos Sonhos deixou um gosto de "quero mais" aqui no Brasil. Apenas 2 temporadas foram exibidas pelo canal Cultura e alguns episódios foram lançados posteriormente em DVD. Rede Record comprou os direitos do desenho mais tarde mas não atingiu o mesmo sucesso da TV Cultura. Infelizmente a série foi cancelada e não teve um final conclusivo. Esse desenho fez parte de um grupo seleto que marcou a geração de 1990, que cresceu com bons desenhos. Para mim, A Pedra dos Sonhos foi um marco nas animações pois, de certa maneira, introduzia um ambiente mágico, até épico, ao gênero dos desenhos animados infantis. Tenho certeza de que foi com esta série que muitas crianças começaram a adquirir certo gosto pelo mágico e fantasioso.
Zordrak (o Senhor dos Pesadelos), um vilão tirano, cruel e ditador
Duas curiosidades sobre A Pedra dos Sonhos: O personagem Rufus teve dois dubladores, Stuart Lock e mais tarde Christian Bale, o Batman. Apesar da trilha sonora da animação ter sido realizada pela Orquestra Sinfônica de Londres, a música tema na versão do CD foi interpretada por Ozzy Osbourne.
A Pedra dos Pesadelos acho bem mais estilosa que a Pedra dos Sonhos
Na minha opinião, a parte vilã é a mais engraçada do desenho, especialmente os trolhas Verruga, Nug, Frizz e o Biruta com suas constantes trapalhadas na tentativa de roubar a Pedra dos Sonhos.
Mais episódios:
Mais episódios:
Início - Parte I
Início - Parte II
O Invisível Verruga
O Balão tricotado
A Voz de Zordrack
O plano do Capitão Verruga
Spildt
O Lado Escuro
Zarag
A doença de Albert. No final, os trolhas apanham das folhas em casa e ninguém faz nada.
O Monstro
O Dia dos Esportes
Bens Congelados
A volta da Pedra dos Pesadelos. O suposto último episódio, mas tem continuação apenas em Inglês, sem dublagem em português.
Nenhum comentário:
Postar um comentário