domingo, 3 de novembro de 2024

Eclipse Solar 1994 - 30 anos hoje


Hoje, 03/11/2024 fez exatamente 30 anos do grande Eclipse Solar ocorrido em 03/11/1994 no Sul do Brasil, mais o Peru, Chile, Bolívia e Paraguai.

Eu estava em dia de aula no colégio na 5ª série. No recreio, a professora organizou uma fila de observação para todo mundo observar o eclise brevemente com um vidro de solador n° 14. Na época, eu não tinah esse equipamento. Então, nem adianva matar aupar apara observar porque nunca se dele olhar direto para o sol, com eclipse ou sem. A radiação e os raios UV são inclementes e pode levar a cegueira.

Hoje tenho uns 4 desses vidros de soldador e posso ver qualqur eclipse solar que vier a ocorrer por aqui.
Em 14/10/2023 ocorreu um grande eclipse anular no Norte e Nordeste brasileiro.

Uma matéria sobre isso


Em Porto Alegre foi 97% do Sol coberto conforme simulação abaixo:


Vídeos


Anular em 2023

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Eleição 2024 - Resultado do 2° Turno em Canoas




Aqui o resultado do 2° Turno da Eleição por aqui. Votei Nulo, assim como os outros 11228 eleitores. Esse dois candidatos acima não deu para querer. Não irei compactuar com baixaria em campanha. Logo, simplesmente digitei "00" na urna e confirmei. É a primeira vez que anulo voto desde a Eleição municipal de 2000.

domingo, 13 de outubro de 2024

Na TV - Jogos de xadrez passando

Sem nada mais interessante para olhar na TV, mesmo na TV paga, vasculho pela guia de programação e deparo com isso. Então, vou dar uma olhada! Um campeonato chamado "Global Chess League". Sim, depois de uns 40 ou 50 anos, um canal de TV volta a transmitir jogos de xadrez!

No caso, é o canal "Nsports", um canal fechado e pago de TV por assinatura. Teve narração e comentários em português.


A competição é organizada pela FIDE e é disputada por equipes. Nesse caso, ocorriam as partidas das Finais.

Cada jogador tem um tempo de 20 minutos para jogar. Logo, não é como o xadrez na TV de antigamente, que ficam horas e até dias com apenas uma partida, quando não tinha relógio para os jogadores. Aqui é um xadrez mais rápido e dinâmico.

Homens e mulheres jogam a competição. E tem público assistindo


O tabuleiro e as peças possuem sensores que reproduzem as jogadas e movimentos das peças no diagrama ao lado. Sugestões e análises de jogadas feitas por IA por computador

Mate!


Na Final do Mundial de 1978 entre Karpov x Korchnoi, uma pessoa tinha que mover as peças do diagrama com um pauzinho para o público acompanhar os lances e as jogadas! 
Ao estilo dos placares antigos nos estádios de futebol, uma pessoa trocava os números do placar toda vez que um time marcava gol.

Isso porque não tinha peças e tabuleiros com sensores eletrônicos e nem telas para exibir os diagramas com os lances.

domingo, 6 de outubro de 2024

Eleições 2024 - Resultado do 1° Turno em Canoas

 

Terrível. Detestei o resultado. No 2° Turno entre esses dois, é voto nulo mesmo. Então, eles que lutem. Se eu não votasse no Campiol, teria 18813 votos.

Taxa de abstenção

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Eclipse Solar 2024 - Mais um parcial por aqui

 Após quase 1 ano do eclipse solar anular em João Pessoa - PB (exatamente 11 meses e 18 dias após), tivemos mais um eclipse parcial aqui no RS, especificamente em Porto Alegre e região. Desta vez, o eclipse anular foi bem no sul do Chile e Argentina. No Brasil, foi mais visível na cidade do Chuí.
Em 02/07/2019 também tivemos um pôr do sol eclipsado por aqui (exatamente 5 anos e 3 meses).


Sempre observar com vidro de soldador n° 12 (sol mais ofuscado pelas nuvens) ou n° 14 (sol mais aberto). Lá na Paraíba, muita gente viu sem proteção, desobedecendo recomendações! Esses vidros comprei em 2017.
Temperatura local de 17°C, às 5:05 p.m mais ou menos.
20% do Sol coberto já faz diferença no ambiente.

Infelizmente não tenho câmera e equipamento próprio para esse tipo de foto. Então, tirei foto normal da paisagem do bairro Rio Branco, subúrbio de Canoas. Passarela bem perto da divisa com Porto Alegre.
O eclipse avança, o sol baixa e começa a ventar mais forte, aumentando a sensação de frio.

Aqui numa passarela sob a BR-116, linha do Trensurb e Av. Guilherme Shell. Passagem do bairro Niterói para o bairro Rio Branco aqui em Canoas. Bairro muito castigado pela grande enchente que atingiu quase todo o RS.

No início do eclipse estava muito nublado. 15 minutos depois, as nuvens deram brecha por cerca de 1 hora e depois nublou tudo novamente. Mas ainda consegui ver o sol se pôr eclipsado atrás de uma casa no meu condomínio.

Abaixo, fotos do eclipse em Porto Alegre, tiradas pelo site portal GZH. Como Canoas é ao lado, foi assim por aqui também.

No bairro Varadouro em João Pessoa estava esse povo todo para observar o eclipse. Já no b. Rio Branco aqui em Canoas, somente eu quis observar, por isso só estava eu na passarela das fotos acima.







De fato, as nuvens atrapalharam novamente, porém menos que em 14/12/2020.

Mapa do eclipse - 02/10/2024

Live de transmissão do site Timeanddate

Simulação do eclipse por aqui

terça-feira, 27 de agosto de 2024

Hotel Tambaú - Algo curioso em João Pessoa

 


Algo que me intrigou desde o início de minha estadia em João Pessoa foi esse prédio redondo com aparência de abandonado bem na beira da praia do Tambaú. Vendo por fora, parece ser um grande ginásio de esportes. Então, eu procurei saber a história desse negócio.

Tratava-se do famoso Hotel Tambaú, o qual já foi o mais luxuoso de todo o Nordeste nos anos 1970 e 1980. Ele pertencia ao grupo Varig. 

Crime ambiental

A construção do Tambaú Hotel ocorreu em uma área de preservação permanente (APP). De acordo com o Código Florestal (atualizado pela Lei nº 12.727/12) a distância permitida é de 30 metros, para os cursos d’água de menos de 10 metros de largura; 50 metros, para os cursos d’água que tenham de 10 a 50 metros de largura; 100 metros, para os cursos d’água que tenham de 50 a 200 metros de largura; 200 metros, para os cursos d’água que tenham de 200 a 600 metros de largura; e 500 metros, para os cursos d’água que tenham largura superior a 600 metros.

A Zona Costeira brasileira é considerada Patrimônio Nacional e se destaca como uma parte do território que necessita de atenção especial do poder público para ocupação e uso de seus recursos naturais. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), como exemplo, estabelece parâmetros, definições e limites das APPs. O Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro, Lei nº 7.661/1988 – parte integrante da Política Nacional do Meio Ambiente e da Política Nacional para os Recursos do Mar – teve seus detalhamentos definidos pelo Decreto nº 5.300/2004, que regulamentou a Lei e definiu critérios para gestão da orla marítima brasileira.

Nesse Decreto afirma que "as praias são bens públicos de uso comum do povo, sendo assegurado, sempre, livre e franco acesso a elas e ao mar, em qualquer direção e sentido [...]". A construção desse hotel privatizou um trecho da parte de areia da praia que é Patrimônio Nacional e ainda dificulta o trânsito de pessoas da Praia de Tambaú para a Praia de Manaíra. A existência do Hotel está em desacordo com o inciso II do artigo 23: "terrestre: cinquenta metros em áreas urbanizadas ou duzentos metros em áreas não urbanizadas, demarcados na direção do continente a partir da linha de preamar ou do limite final de ecossistemas, tais como as caracterizadas por feições de praias, dunas, áreas de escarpas, falésias, costões rochosos, restingas, manguezais, marismas, lagunas, estuários, canais ou braços de mar, quando existentes, onde estão situados os terrenos de marinha e seus acrescidos".[5]

Portanto, apesar dessas legislações citadas no parágrafos anteriores serem mais recentes que a construção do hotel, hei de salientar que naquela época antes da construção a Lei nº 4.771, de 15 de setembro de 1965 foi promulgada e já definia nas alíneas do segundo artigo os limites da área de preservação permanente, onde não é permitido receber edificações de qualquer natureza. Em uma verificação do texto dessa lei a construção não apresenta conformidade como os limites definidos naquela época, assim, desde a construção o hotel foi feito infligindo a legislação.


O Tambaú Hotel foi construído nas areias da praia de Tambaú, zona leste, litoral de João Pessoa, na década de 1970. Seu formato arredondado sempre chamou a atenção de quem passava por ele e o hotel se tornou um dos símbolos e cartões postais da cidade.

São ao todo 173 apartamentos,vista para o mar, além de jardins internos, duas piscinas, restaurante e bar, cine-teatro, centro de convenções, lojas, galeria de exposições e boate. o Projeto foi assinado pelo arquiteto Sérgio Bernardes.

O  Tambaú Hotel passou a fazer parte da história da capital paraibana e em dezembro de 2007 foi lançado um documentário sobre o hotel: “Hotel Tambaú – fragmentos de uma história“,que conta a história da obra paraibana a partir da memória de pessoas que viveram esse momento significativo. A produção é da comunicóloga gaúcha Denise Lemos, que mora na Paraíba desde 2001.

O Tambaú Hotel é uma grande obra que sempre encantou a todos que já entraram no local. Ele tem uma infraestrutura com piscinas, sauna, salão de jogos, sala de redes, quadra de tênis, restaurante, bares, salões de convenções, e um amplo auditório com capacidade para 522 pessoas.

RISCO NOS PILARES

O ponto turístico de João Pessoa também já foi alvo de algumas polêmicas; no início de 2008, o desabamento do píer de concreto próximo ao hotel, suscitou dúvidas quanto aos efeitos da erosão marinha sobre a estrutura, visto que metade do edifício é atingida pela maré. Estudos preliminares, entretanto, descartaram qualquer possibilidade de risco para os pilares diagonais que dão sustentação ao Hotel.

Após mais de 40 anos de história, um dos maiores cartões postais da Paraíba começou a viver  um momento difícil. O Hotel Tambaú foi a leilão para o pagamento de dívidas da massa falida da rede de hotéis da qual o Tambaú faz parte, que originalmente pertencia ao grupo Varig.

A Varig foi a maior companhia área do país. O grupo fez o último voo comercial em novembro de 2009. No ano seguinte, em 20 de agosto de 2010, o Poder Judiciário decretou a falência da antiga Varig e de mais duas empresas do grupo, a Rio Sul Serviços Aéreos Regionais e a Nordeste Linhas Aéreas.

Vários bens do grupo já foram leiloados para pagar os credores. Em novembro de 2013, o Tribunal de Justiça do Rio arrecadou R$ 28 milhões num certame em que foram oferecidos 52 imóveis, sete veículos, equipamentos de escritório e de aviação, além de lotes de obras de arte.

Ao contrário de outras vezes quando o hotel iria a leilão, mas de última hora as dívidas eram negociadas, desta vez com o leilão judicial, ele não tem como ser cancelado.

Após muitas polêmicase algumas tentativas de leilão,  o grupo A. Gaspar do Rio Grande do Norte, arrematou o Hotel em Fevereiro deste ano. 

Ruy Gaspar, até então proprietário do hotel, disse que iria investir R$ 60 milhões na reforma e incremento do Tambaú Hotel. O empresário Ruy P. Gaspar, revelou que o grupo pretendia transformar todas as unidades habitacionais em nível cinco estrelas e adotar o serviço de all inclusive premium, no mesmo modelo empregado no Ocean Palace. A reabertura do hotel está prevista para setembro deste ano e cerca de 300 profissionais devem ser contratados, 95% paraibanos.

Após muitas polêmicas e desencontros, em abril deste ano o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro proibiu que o Juiz da quarta vara empresarial do Rio emitisse a carta de arrematação para o até então arrematante, grupo A. Gaspar.

A decisão foi tomada baseada no horário que o lance foi dado, que como mostra o documento, o lance foi feito fora do horário do Leilão.

A decisão caracteriza uma provável vitória do paraibano Rui Galdino, que foi uma das pessoas a participar do leilão e o penúltimo a dar um lance.

Além desta decisão, há mais duas ações correndo na justiça contra o arrematante do Hotel. Uma se refere a suspeitas de que o Grupo Gaspar não fez o pagamento obrigatório do caução para participar do leilão. A outra dá conta de que o Grupo deu um lance informando que pagaria o Hotel a vista, dias depois o arrematante informou ao juiz que pretendia pagar em 80x.

Fonte: Polêmica Paraíba

Vídeos sobre o hotel abandonado



Do luxo ao lixo

Realmente, esse prédio abandonado coloca em risco os moradores locais e os turistas. Lembra um pouco o estádio Olímpico em Porto Alegre. Atualmente é um dos grandes problemas da capital paraibana.

Alguns nomes de bairros curiosos de JP:

-Cruz das Armas
-Funcionários
-Bancários
-Água Fria
-Muçumagro
-Altiplano

terça-feira, 20 de agosto de 2024

Paraíba - 8° e último dia na capital João Pessoa

Enfim, chegou a hora de ir embora e voltar para a casa. Ou seja, acabou as férias no Nordeste brasileiro, infelizmente, após o belíssimo eclipse solar anular na região. Hora de voltar à realidade e encarar novamente os malas-sem-alça aqui do Sul. Tem em todo o lugar do mundo, mas aqui parece que tem mais.

 

Deu tempo apenas de tomar aquele café da manhã de hotel novamente, tomar um banho, acertar as contas no hotel, guardar as coisas na mala e chamar um Uber até o aeroporto. Detalhe: Os Uber de JP não ficam de frescura rejeitando corridas. Eles trabalham mesmo, até porque o estado da PB não é rico como um todo.




O avião turbohélice de João Pessoa para Recife. Apenas 1/2 hora de voo.






Após 3h de voo saindo de Recife, o avião da Minnie pousa em Guarulhos

O avião da Minnie, do voo Recife-Guarulhos. Deve fazer voos para Orlando-Flórida onde fica a Disneylândia (sem o Polegar Vermelho)!
Depois sim, pego outro voo para Porto Alegre.


Chega meu avião para Recife

Saguão do aeroporto de Bayeux, ao lado de João Pessoa. Estava vazio, com baixo movimento

Custo dessa brincadeira toda do Eclipse Anular no Nordeste: 

Cerca de R$ 7k, considerando passagem aérea ida e volta, hotel, alimentação e passeios, numa estadia de 7,5 dias em JP, viajando sozinho! Se é casal e família com crianças, aí o custo fica estratosférico.

Essa viagem foi patrocinada por:

A grana do meu bolso saiu dos impostos da Prefeitura de Canoas para ver eclipse lá na Paraíba



-Fundação Municipal de Saúde de Canoas (presta serviços de atendimento de saúde básica para toda Canoas, exceto UPAs e hospitais);

-UTest (empresa de freelance norte-americana, presta serviços de testes de software para clientes no mundo todo)

Em especial os pacientes barraqueiros da farmacinha onde trabalhei no meu bairro! 
"Esse remédio está em falta sr (a), mas a grana está na minha conta e não faltou eclipse, peixe, camarão, água de coco e belas praias lá na Paraíba"


IBGE - Em especial àqueles que se recusaram em me antender para responder as pesquisas. Pagavam o meu salário para mim não trabalhar, para simplesmente passear pelas ruas!
Isso só deve occorer no IBGE e no Brasil. Logo, a recusa em não atender o entrevistador do IBGE, não altera o seu salário em nenhum centavo! Já do Recenseador, sim.

quinta-feira, 11 de abril de 2024

Paraíba - 7º dia na capital João Pessoa

 18/10/2023 - Dia do Médico, Dia do Pintor, Dia do Estivador, Dia de São Lucas.

Bom, meu penúltimo dia da minha estadia inédita no estado da Paraíba, na capital João Pessoa. Chegando ao fim, infelizmente!


Às 6:35 a.m., levanto e tomo aquele café da manhã farto de hotel de sempre


Hotel Tambaú, hoje abandonado e desativado. Já foi o mais luxuoso do Nordeste.

7:30 a.m. e o sol já está alto e forte


Parte do Hotel Tambaú bem na beira da praia, com o mar batendo uma das paredes do hotel. Isso me intrigou e me gerou curiosidade desde o início da estadia.

8:00 a.m. - Desta vez não fiz nenhum passeio. Resolvi ficar na praia do Tambaú novamente. Água de coco por apenas R$ 3,50! Aqui nas praias do RS chega a R$ 14. Um roubo! Portanto, aproveitei e me fartei de água de coco.

Barcos de passeio

Um vendedor ambulante do RS em plena PB


Uma área de convivência do hotel que ninguém utiliza. Até porque o local é quente e abafado. No saguão tem ar-condicionado, café, água e chá.

12:00 p.m. - Vou almoçar um bobó de camarão e uma ala-minuta de peixe. Volto para o hotel e descanso um pouco. O sol é forte.


Maquete do prédio do mirante SkyBeach

Às 3:00 p.m., vou a pé até o mirante SkyBeach, para observar João Pessoa e as praia do alto. Também foi um dos pontos de observação do Eclipse Solar Anular, mas com cobrança de ingressos.


Aqui já anoitecendo na cidade, cerca de 5:30 p.m.

Distância de JP das principais capitais do mundo


Deveria ter um mastro com as distâncias das principais capitais do Brasil também. No caso de Porto Alegre, cerca 3900 Km de distância.

Subo 50 andares de elevador até o mirante e... nossa! Que bela vista


Para me despedir de JP, não poderia deixar de vir ao mirante de jeito nenhum!

A Lua crescente, desta vez longe do Sol, ao contrário de 4 dias atrás, dia do Eclipse




Querendo anoitecer, bate um vento, mas não refresca.

Tem uns prédios altos e estreitos que parecem que vão cair com o vento

Para ingressar no mirante, paga-se um valor de R$ 25 e pode ficar o tempo que quiser, das 12:30 p.m às 6:30 p.m.








Que belo pôr do Sol, desta vez sem eclipse!







Assim como Porto Alegre, eles também tem um prédio "Esqueletão", uma contrução também inacabada. Mas esse parece ser bem maior que o esqueletão de POA.


Mapa da cidade e das praias

O município vizinho de Cabedelo

João Pessoa, seus bairros e praias



Não chove há vários meses na cidade e mesmo assim, o mato está bem verde.




O prédio do mirante tem 50 andares. É alto mesmo!

A Ponta do Seixas, extremo Leste do Brasil e das Américas

É proibido construções de mais de 4 andares em uma faixa de 500 metros da praia. Outras capitais nordestinas se perderam nesse quesito e sofrem com poluição, trânsito...

Ao longe, a praia do Cabo Branco




 



O mirante fica no bairro Altiplano, não muito longe do meu hotel Caiçara, no Tambaú





A bandeira nacional no mastro. Dependendo da data e ocasião, colocam a bandeira do estado da PB e do município de JP.



Os barcos na praia de Manaíra


Porque Porto Alegre não tem um mirante assim? Eu sei porque! Falta de visão e atraso provinciano, típico do RS!
Aliás, tem um, mas fica no morro das TVs, um lugar perigoso para turistas e moradores. Não aconselho ir lá.





Essa praia do Tambaba ao fundo, é praia de nudismo


O "bagulho" é alto mesmo!

Às 8:20 p.m. fui nesse shopping "Pirâmide", que é novo na cidade para comer alguma coisa no jantar. Tinha poucas opções de lojas e alimentação, talvez por ser novo ainda.
Observando vasos de decoração em uma loja, uma senhora vendedora diz: "Vamos entrando, para conhecer a loja!"
Eu digo: Não, obrigado, só estou olhando.
Ela pergunta de onde eu sou.
Eu digo que sou de Canoas.
Ela pergunta se é no Brasil. Sim, ao lado de Porto Alegre, no RS.
E ela: Ah, sim! Bem vindo à Paraíba!
Ela pergunta no que eu trabalho.
Eu digo que em um depósito de medicamentos, ajudando a receber cargas, separar pedidos e abastecer farmácias e UBS do SUS do município.
E ela: Bom, foi um prazer conversar contigo. Que Deus lhe abençoe!
Aí sim, fiquei tão bem tão bem e feliz em ser bem recebido!
Em vários lugares tentam aplicar golpe nos turistas e aqui não!

Fui tomar um chope, comer algo. Voltei para o hotel, guardei coisas na mala e fui dormir.