Já que os canais de TV aberta e paga estão desencavando várias coisas nessa pandemia, como jogos de futebol, vôlei, basquete, tênis... antigos, novelas... também vou desencavar um programa de TV que foi exibido entre 1999 e 2001.
Se eu estava nesse vídeo, não me reconheci
Logo do programa e placar histórico. Em um jogo de futebol seria um placar de 9 x 5 arredondando.
Início:
Porque levaram uma surra, onde e como foi?
Foi no extinto programa de TV "Mr. D", uma produção independente exibido na TV Bandeirantes de Porto Alegre para todo o RS. Foi febre em toda a região Sul do país.
Colégios particulares de Ensino Médio de cidades como Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo costumavam participar do programa, sendo instituições religiosas ou não. Mais raramente, escolas particulares de Sapucaia do Sul, Esteio, Cachoeirinha e Gravataí.
Ir para o City Park de Cachoeirinha gravar o Mr. D era sinônimo de uma alegria imensa para todos os colégios particulares da região, exceto para um: O IPUC de Canoas!
Eles gravavam o programa durante um dia inteiro. Depois editavam os vídeos para serem exibidos durante uma semana, de segunda a sexta, durante 30' a 40' ao dia. O nome era inspirado no mágico Mr. M, o qual revelava os truques, grande sucesso na época e provocou indignação de mágicos do mundo todo.
Meio da história:
Dia 16/05/2000 - Um dia de sol quente de outono aqui na grande Porto Alegre, típico do "veranico de maio"
8:04 a.m. - Partimos de ônibus da escola IPUC rumo ao City Park em Cachoeirinha, cidade neutra "sede do jogo". Também é vizinha de POA e Canoas, com cerca de 130 mil habitantes com um grande pólo industrial.
O monitor Chico diz: "Nada de colocar a cabeça pra fora do ônibus e gritar para as pessoas na rua!". A derrota já começou aí, pois alguns não obedeceram após o ônibus partir;
8:38 a.m. - Chegamos ao City Park. Mais ônibus com a torcidinha chinela do IPUC chega ao parque cantando "Ah, eu sou maloqueiro!"
8:45 a.m. - Chegam os primeiros ônibus com a torcida do colégio religioso. o Rosário de Porto Alegre já sob vaias dos marginais do IPUC. Mau educados ao extremo. Com certeza, a derrota do colégio canoense começou a ser desenhada. Minha participação seria apenas de tarde, no jogo de perguntas e respostas;
O belo City Park. Eles tinham um salão o qual serviria de estúdio de gravação para o programa. Como já era outono, as piscinas já estavam desativadas
9:07 a.m - A gincana "olímpica" começa com um jogo de futvôlei. Aí o IPUC ganha de lavada, achando que iriam ganhar o jogo no fim da tarde. Mero engano. Pararam por aí;
10:00 a.m. - O Colégio Rosário começa a ensaiar uma reação fulminante em outros jogos, como Cabo de Guerra, cobrança de pênaltis e outros que não me lembro. Fiquei apenas assistindo;
11:12 a.m - Os meus coleguinhas marginais do IPUC começam a vandalizar o parque jogando um boneco de decoração no lago da foto acima. Mas são uns FDPs mesmo;
12:10 p.m. - Hora do almoço. Me sento em uma mesa junto com um aluno do colégio adversário devido a escassez de lugares no restaurante. Porque iria negar lugar e me sentar junto com ele? Afinal é apenas um jogo, uma gincana e não uma guerra. Quem ganhar ganhou, quem perder, perdeu e vida que segue. Tenho senso esportivo, coisa que meu coleguinhas não tiverem e nunca terão;
1:07 p.m. - Hora de descansar um pouco e me preparar para o jogo de perguntas e respostas, errar bastante perguntas e "sepultar o colégio IPUC" de vez (a torcida, pois o colégio segue existindo), pois não gostei nada do que vi pela manhã por parte da torcida do IPUC;
3:02 p.m - Vamos para o salão de eventos do parque, o qual servia de estúdio de gravação do programa. Era pequeno, fechado e abafado, com muita gente dentro. Na tarde daquele dia estava calor. As assistentes de produção pedem silêncio para ambas as torcidas para começarem a gravar;
3:10 p.m. - Começam a tocar música alguns cantores da região, uma banda e depois o cantor Humberto, da banda Engenheiros do Hawaí (o único melhor). Depois veio uma cartomante falar de tarot e previsões através de cartas e búzios. Pensei: "PQP!" O que eu estava fazendo lá? Onde fui me meter?" Poderia estar em casa estudando, lavando louça, fazendo limpeza... Não via hora de acabar as gravações e vazar dali de uma vez.
Ô seu retardado de óculos escuros do IPUC! Está mostrando a língua porquê? O nosso colégio está perdendo! A situação é grave e a derrota é cada vez mais real! 20 anos depois, teremos uma pandemia de um vírus novo e desconhecido da família Corona! Além de retardado, é demente, vadio e vagabundo, com cara de bandido! Parece que tu gosta de ser perdedor, né? Mas vai te f* seu imbecil!
E tu, fulana aluna do Rosário? Metendo o dedo no nariz porque? Teu colégio está ganhando! E a outra ao lado, preocupada porque? São 3:32 p.m. e o IPUC não tem mais chance de virar esse placar! O jogo vai terminar lá pelas 6:00 p.m. A vitória do Rosário está pra chegar em breve, p*!
4:08 p.m. - Finalmente chega a hora derradeira e decisiva. Começa o jogo de perguntas e respostas no estilo "Passa ou Repassa". Me dirijo para a mesa. Hora de sepultar de vez o IPUC e fazer os coleguinhas sentirem a gravidade da situação de uma vez por todas! Com a ajuda de uma coleguinha burrinha, respondo as perguntas errando várias! A cada erro, vibra a torcida do Rosário, logicamente.
Mas já está mordendo o dedo, sua vadia? E a loira ao lado com uma cara de preocupada! Calma! Vocês já estão perdendo e isso não vai mudar a situação! O resultado oficial final da derrota do IPUC não vai tardar a chegar! Não há menor chance de virar o jogo. Um programa de sexo com as duas pago uns R$ 50 por 2 horas no máximo e assim, elas esquecem esse jogo de vez!
5:10 - p.m. - O jogo de perguntas segue, eu errando e os alunos do Rosário acertando a maioria. Acerto apenas 2 perguntas, para disfarçar um pouco a "entrega". Alunos adversários que respondiam as perguntas observam o nosso pote com as fichas de pontuação. Tinha poucas fichas. Os professores e a torcida ficam me observando. F*-se! (exceto os professores). Vocês já perderam lá no início, nos primeiros jogos.
6:05 p.m. - Chega o momento do apresentador anunciar o colégio vencedor. Ele diz: "E o vencedor é o... Colégio Rosário de Porto Alegre! Parabéns! E parabéns e obrigado ao IPUC pela participação no programa!" Se ele soubesse que a torcida do IPUC era composta de marginais, vagabundos e vândalos não daria os parabéns. Lugar de marginal é no presídio e não representando uma escola num programa de TV!
6:08 p.m. - A taça é entregue ao aluno do Colégio Rosário, o qual venceu pelo placar de 870 a 530. Foi um baile, um passeio, talvez o duelo mais desequilibrado da história do programa. Cumprimento o aluno adversário pela vitória e pelo desempenho no programa inteiro. Lógico, eu tenho educação e espírito esportivo, coisa que aqueles marginais do IPUC não tinham e nunca vão ter! A torcidinha canoense se lamenta. Que "dó"! Que "pena"! Nós perdemos e eles ganharam! Impossível os dois vencerem, né?
6:10 p.m. - Observo a comemoração do Rosário sentado em um banco. E agora, o que fazer? Vão se matar todos da torcida do IPUC? Vão contestar o resultado achando que foi manipulação? Vão ingressar na Vara Judicial da cidade, no TJ-RS, no STF, no STJ, no Tribunal de Haia, Corte Internacional, acionar o Papa... para reclamar do resultado? Vão pedir revanche? Para isso, tem que consultar a direção dos 2 colégios e a produção do programa.
Impossível! O jogo foi leal, justo, dentro das regras e o Rosário mereceu vencer sem a menor dúvida, ora pelotas! Ambos os colégios assinam um contrato de participação concordando com as regras como em qualquer competição!
Quem tentou ganhar intimidando o adversário no grito foi o IPUC, mas não funcionou.
Em duelos de outros colégios que assisti antes, foram bem mais equilibrados, em que ambos tinham vontade de ganhar e principalmente se respeitavam.
Esse duelo entre os colégios Sinodal (São Leopoldo) x Mãe Admirável (Porto Alegre) foi bem mais equilibrado
6:20 p.m - Bom, o sol já se pôs, dia escurecendo, a torcida do Rosário já fez a comemoração correspondente. Hora de deixar o estúdio, se dirigir aos ônibus e voltar para casa. Teria prova de Química no dia seguinte. Em um dos ônibus do IPUC estava escrito: "Mas são uns maloqueiros mesmo!" E era pura verdade!
Caso o IPUC ganhasse, eles prometiam vandalizar todo o parque. Como perderam com o meu auxílio, o parque foi salvo!
Hoje o parque foi loteado e pertence a uma construtora para construir casas em um condomínio de luxo
6:30 p.m. - Já no ônibus, uma coleguinha vadia fica me culpando pela derrota! Foda-se ela e todos eles! Que vá para alguma esquina ou boate de estrada fazer programa, chupar p* sujo e seboso por uns trocos, me esqueça e me deixe em paz! O Rosário ganhou e o IPUC se fodeu! Já eras!
-No dia seguinte, 17/05/2000, vou para a escola normalmente, sem quase ninguém comentar nada do programa. Um aluno do 1º grau me diz: "Tio, eu te vi na TV!" Não sou teu tio, pirralho! E daí que tu me viu na TV? Por acaso era a Rede Globo?
Faço a prova de Química e tiro nada mais que um 10, rumo a formatura no fim do ano! Eu era bom na matéria mesmo;
-Chegou a ser cogitada uma nova participação do IPUC no Mr. D lá por setembro de 2000, desta vez sem a minha participação nos jogos em si. Mas o diretor vetou e não disse porquê. Os motivos prováveis seriam:
1) Um medo imenso de uma 2º derrota e o fiasco ser ainda maior que o primeiro, arranhando ainda mais a imagem da escola;
2) O mau comportamento dos alunos vadios na torcida do IPUC;
Imagina se pega como adversário outros colégios particulares da região como Sinodal, Dom Bosco, Lasalle, Anchieta, Bom Conselho, Liberato, Maria Auxiliadora... Com certeza iriam perder novamente e de lavada, pois a qualidade de ensino dessas instituições é muito melhor, além dos valores éticos e morais que ensinam aos alunos. Todo mundo vai lá para competir e ganhar. Não teriam pena nenhuma.
Conclusões e análises:
-Foi a primeira e única participação do IPUC no programa. Ficou um trauma da derrota e nunca mais participaram. Ou seja, NUNCA SERÃO CAMPEÕES!
-Se fosse uma escola pública estadual (municipal não tem 2º Grau) no programa poderia perder também, mas acho que a torcida seria mais educada e iria dificultar um pouco as coisas para o tradicional Colégio Rosário da capital gaúcha;
-Se IPUC ganhasse, seria uma enorme zebra, um aborto da natureza. Uma escola que permite bagunça e bullyng entre alunos, nunca vai merecer vencer um programa desse e nenhum outro do tipo;
-O Rosário fez uma bela campanha durante as cerca de 9 horas de gravações, pecando somente no jogo de futvôlei e outros poucos jogos nas "Olimpíadas". No jogo de perguntas e respostas, o Rosário beirou a perfeição, errando somente 2 perguntas. Já o IPUC, um fiasco do começo ao fim, exceto no futvôlei (lógico que teve o meu auxílio, cobrando o meu preço do bullyng o qual sofri nessa escola). Comigo a "banca paga, mas também recebe". Fizeram o jogo deles, sem cair nas provocações dos maloqueiros do IPUC e vieram preparados para ganhar. Logo, a vitória da instituição religiosa foi consequência disso tudo, uma vitória mais do que justa;
-O pessoalzinho do IPUC foi lá basicamente para bagunçar e do Rosário, foi para jogar sério e ganhar a competição. Simples, assim.
Os colégios particulares abaixo SOMENTE DE CANOAS poderiam ganhar do IPUC tranquilamente:
*Lasalle
*Espírito Santo
*Maria Auxiliadora
*Rui Barbosa
*Concórdia
*Imaculada Conceição
*Cristo Redentor
-O Ipuc se jogasse sério mesmo poderia ser até bicampeão do programa, mas simplesmente jogou a chance no lixo ao participar pela 1ª vez;
-20 anos depois, a atual Pandemia de Corongavírus/Covid-19 pode desempregar e arruinar a vida da grande maioria dos antigos vagabundos e marginais do IPUC do ano 2000 caso estejam trabalhando no momento. Com isso, já me sentiria vingado pela Justiça Divina.
O vencedor, Colégio Marista Rosário de Porto Alegre. Um prédio histórico, antigo e tradicional com mais de um século de idade. O diretor me deve meia taça do Mr. D até hoje!
E o perdedor, o Instituto Pró-Universidade Canoense, o IPUC. Foi fundado apenas nos anos 1970. Teve tradição mais no antigo Ensino Supletivo de 1º e 2º Grau para jovens e adultos. No ensino regular, deixava a desejar. Não culpo os professores, pois seguiam as normas que não permitiam a expulsão de alunos baderneiros e vândalos.
Hoje, está bem maior e sem alunos marginais, creio eu. O diretor é um conhecido professor de Língua Portuguesa. Já concorreu a Deputado Estadual nas Eleições de 1998, mas não se elegeu.
O Mr. D teve seu último episódio gravado lá por dezembro de 2001, na Ilha do Mel no estado do Paraná e teve seu fim definitivo na TV, saindo do ar e o IPUC... ficando com a derrota eterna, sem nova chance de participação.
A Ilha do Mel paranaense merece a presença de qualquer escola, exceto o IPUC.
Nesse programa infantil, os coleguinhas se respeitavam, entre eles e a escola adversária. E participavam escola públicas de todo o país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário