quarta-feira, 20 de maio de 2020

#TBT Marginais do IPUC III - Levaram uma surra há 20 anos

Já que os canais de TV aberta e paga estão desencavando várias coisas nessa pandemia, como jogos de futebol, vôlei, basquete, tênis... antigos, novelas... também vou desencavar um programa de TV que foi exibido entre 1999 e 2001.

Se eu estava nesse vídeo, não me reconheci

Logo do programa e placar histórico. Em um jogo de futebol seria um placar de 9 x 5 arredondando. 
Início:

Porque levaram uma surra, onde e como foi?

Foi no extinto programa de TV "Mr. D", uma produção independente exibido na TV Bandeirantes de Porto Alegre para todo o RS. Foi febre em toda a região Sul do país.
Colégios particulares de Ensino Médio de cidades como Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo costumavam participar do programa, sendo instituições religiosas ou não. Mais raramente, escolas particulares de Sapucaia do Sul, Esteio, Cachoeirinha e Gravataí.

Ir para o City Park de Cachoeirinha gravar o Mr. D era sinônimo de uma alegria imensa para todos os colégios particulares da região, exceto para um: O IPUC de Canoas!

Eles gravavam o programa durante um dia inteiro. Depois editavam os vídeos para serem exibidos durante uma semana, de segunda a sexta, durante 30' a 40' ao dia. O nome era inspirado no mágico Mr. M, o qual revelava os truques, grande sucesso na época e provocou indignação de mágicos do mundo todo.

Meio da história:

Dia 16/05/2000 - Um dia de sol quente de outono aqui na grande Porto Alegre, típico do "veranico de maio"

8:04 a.m. - Partimos de ônibus da escola IPUC rumo ao City Park em Cachoeirinha, cidade neutra "sede do jogo". Também é vizinha de POA e Canoas, com cerca de 130 mil habitantes com um grande pólo industrial.
O monitor Chico diz: "Nada de colocar a cabeça pra fora do ônibus e gritar para as pessoas na rua!". A derrota já começou aí, pois alguns não obedeceram após o ônibus partir;

8:38 a.m. - Chegamos ao City Park. Mais ônibus com a torcidinha chinela do IPUC chega ao parque cantando "Ah, eu sou maloqueiro!"

8:45 a.m. - Chegam os primeiros ônibus com a torcida do colégio religioso. o Rosário de Porto Alegre já sob vaias dos marginais do IPUC. Mau educados ao extremo. Com certeza, a derrota do colégio canoense começou a ser desenhada. Minha participação seria apenas de tarde, no jogo de perguntas e respostas;

O belo City Park. Eles tinham um salão o qual serviria de estúdio de gravação para o programa. Como já era outono, as piscinas já estavam desativadas

9:07 a.m - A gincana "olímpica" começa com um jogo de futvôlei. Aí o IPUC ganha de lavada, achando que iriam ganhar o jogo no fim da tarde. Mero engano. Pararam por aí;

10:00 a.m. - O Colégio Rosário começa a ensaiar uma reação fulminante em outros jogos, como Cabo de Guerra, cobrança de pênaltis e outros que não me lembro. Fiquei apenas assistindo;

11:12 a.m - Os meus coleguinhas marginais do IPUC começam a vandalizar o parque jogando um boneco de decoração no lago da foto acima. Mas são uns FDPs mesmo;

12:10 p.m. - Hora do almoço. Me sento em uma mesa junto com um aluno do colégio adversário devido a escassez de lugares no restaurante. Porque iria negar lugar e me sentar junto com ele? Afinal é apenas um jogo, uma gincana e não uma guerra. Quem ganhar ganhou, quem perder, perdeu e vida que segue. Tenho senso esportivo, coisa que meu coleguinhas não tiverem e nunca terão;

1:07 p.m. - Hora de descansar um pouco e me preparar para o jogo de perguntas e respostas, errar bastante perguntas e "sepultar o colégio IPUC" de vez (a torcida, pois o colégio segue existindo), pois não gostei nada do que vi pela manhã por parte da torcida do IPUC;

3:02 p.m - Vamos para o salão de eventos do parque, o qual servia de estúdio de gravação do programa. Era pequeno, fechado e abafado, com muita gente dentro. Na tarde daquele dia estava calor. As assistentes de produção pedem silêncio para ambas as torcidas para começarem a gravar;

3:10 p.m. - Começam a tocar música alguns cantores da região, uma banda e depois o cantor Humberto, da banda Engenheiros do Hawaí (o único melhor). Depois veio uma cartomante falar de tarot e previsões através de cartas e búzios. Pensei: "PQP!" O que eu estava fazendo lá? Onde fui me meter?" Poderia estar em casa estudando, lavando louça, fazendo limpeza... Não via hora de acabar as gravações e vazar dali de uma vez.

Ô seu retardado de óculos escuros do IPUC! Está mostrando a língua porquê? O nosso colégio está perdendo! A situação é grave e a derrota é cada vez mais real! 20 anos depois, teremos uma pandemia de um vírus novo e desconhecido da família Corona! Além de retardado, é demente, vadio e vagabundo, com cara de bandido! Parece que tu gosta de ser perdedor, né? Mas vai te f* seu imbecil!

E tu, fulana aluna do Rosário? Metendo o dedo no nariz porque? Teu colégio está ganhando! E a outra ao lado, preocupada porque? São 3:32 p.m. e o IPUC não tem mais chance de virar esse placar! O jogo vai terminar lá pelas 6:00 p.m. A vitória do Rosário está pra chegar em breve, p*!


4:08 p.m. - Finalmente chega a hora derradeira e decisiva. Começa o jogo de perguntas e respostas no estilo "Passa ou Repassa". Me dirijo para a mesa. Hora de sepultar de vez o IPUC e fazer os coleguinhas sentirem a gravidade da situação de uma vez por todas! Com a ajuda de uma coleguinha burrinha, respondo as perguntas errando várias! A cada erro, vibra a torcida do Rosário, logicamente.

Mas já está mordendo o dedo, sua vadia? E a loira ao lado com uma cara de preocupada! Calma! Vocês já estão perdendo e isso não vai mudar a situação! O resultado oficial final da derrota do IPUC não vai tardar a chegar! Não há menor chance de virar o jogo. Um programa de sexo com as duas pago uns R$ 50 por 2 horas no máximo e assim, elas esquecem esse jogo de vez!

5:10 - p.m. - O jogo de perguntas segue, eu errando e os alunos do Rosário acertando a maioria. Acerto apenas 2 perguntas, para disfarçar um pouco a "entrega". Alunos adversários que respondiam as perguntas observam o nosso pote com as fichas de pontuação. Tinha poucas fichas. Os professores e a torcida ficam me observando. F*-se! (exceto os professores). Vocês já perderam lá no início, nos primeiros jogos.

6:05 p.m. - Chega o momento do apresentador anunciar o colégio vencedor. Ele diz: "E o vencedor é o... Colégio Rosário de Porto Alegre! Parabéns! E parabéns e obrigado ao IPUC pela participação no programa!" Se ele soubesse que a torcida do IPUC era composta de marginais, vagabundos e vândalos não daria os parabéns. Lugar de marginal é no presídio e não representando uma escola num programa de TV!

6:08 p.m. - A taça é entregue ao aluno do Colégio Rosário, o qual venceu pelo placar de 870 a 530. Foi um baile, um passeio, talvez o duelo mais desequilibrado da história do programa. Cumprimento o aluno adversário pela vitória e pelo desempenho no programa inteiro. Lógico, eu tenho educação e espírito esportivo, coisa que aqueles marginais do IPUC não tinham e nunca vão ter! A torcidinha canoense se lamenta. Que "dó"! Que "pena"! Nós perdemos e eles ganharam! Impossível os dois vencerem, né? 

6:10 p.m. - Observo a comemoração do Rosário sentado em um banco. E agora, o que fazer? Vão se matar todos da torcida do IPUC? Vão contestar o resultado achando que foi manipulação? Vão ingressar na Vara Judicial da cidade, no TJ-RS, no STF, no STJ, no Tribunal de Haia, Corte Internacional, acionar o Papa... para reclamar do resultado? Vão pedir revanche? Para isso, tem que consultar a direção dos 2 colégios e a produção do programa.
Impossível! O jogo foi leal, justo, dentro das regras e o Rosário mereceu vencer sem a menor dúvida, ora pelotas! Ambos os colégios assinam um contrato de participação concordando com as regras como em qualquer competição!
Quem tentou ganhar intimidando o adversário no grito foi o IPUC, mas não funcionou.
Em duelos de outros colégios que assisti antes, foram bem mais equilibrados, em que ambos tinham vontade de ganhar e principalmente se respeitavam.


Esse duelo entre os colégios Sinodal (São Leopoldo) x Mãe Admirável (Porto Alegre) foi bem mais equilibrado


6:20 p.m - Bom, o sol já se pôs, dia escurecendo, a torcida do Rosário já fez a comemoração correspondente. Hora de deixar o estúdio, se dirigir aos ônibus e voltar para casa. Teria prova de Química no dia seguinte. Em um dos ônibus do IPUC estava escrito: "Mas são uns maloqueiros mesmo!" E era pura verdade!
Caso o IPUC ganhasse, eles prometiam vandalizar todo o parque. Como perderam com o meu auxílio, o parque foi salvo!

Hoje o parque foi loteado e pertence a uma construtora para construir casas em um condomínio de luxo

6:30 p.m. - Já no ônibus, uma coleguinha vadia fica me culpando pela derrota! Foda-se ela e todos eles! Que vá para alguma esquina ou boate de estrada fazer programa, chupar p* sujo e seboso por uns trocos, me esqueça e me deixe em paz! O Rosário ganhou e o IPUC se fodeu! Já eras!

-No dia seguinte, 17/05/2000, vou para a escola normalmente, sem quase ninguém comentar nada do programa. Um aluno do 1º grau me diz: "Tio, eu te vi na TV!" Não sou teu tio, pirralho! E daí que tu me viu na TV? Por acaso era a Rede Globo?
Faço a prova de Química e tiro nada mais que um 10, rumo a formatura no fim do ano! Eu era bom na matéria mesmo;

-Chegou a ser cogitada uma nova participação do IPUC no Mr. D lá por setembro de 2000, desta vez sem a minha participação nos jogos em si. Mas o diretor vetou e não disse porquê. Os motivos prováveis seriam:

1) Um medo imenso de uma 2º derrota e o fiasco ser ainda maior que o primeiro, arranhando ainda mais a imagem da escola;

2) O mau comportamento dos alunos vadios na torcida do IPUC;

Imagina se pega como adversário outros colégios particulares da região como Sinodal, Dom Bosco, Lasalle, Anchieta, Bom Conselho, Liberato, Maria Auxiliadora... Com certeza iriam perder novamente e de lavada, pois a qualidade de ensino dessas instituições é muito melhor, além dos valores éticos e morais que ensinam aos alunos. Todo mundo vai lá para competir e ganhar. Não teriam pena nenhuma.

Conclusões e análises:

-Foi a primeira e única participação do IPUC no programa. Ficou um trauma da derrota e nunca mais participaram. Ou seja, NUNCA SERÃO CAMPEÕES!

-Se fosse uma escola pública estadual (municipal não tem 2º Grau) no programa poderia perder também, mas acho que a torcida seria mais educada e iria dificultar um pouco as coisas para o tradicional Colégio Rosário da capital gaúcha;

-Se IPUC ganhasse, seria uma enorme zebra, um aborto da natureza. Uma escola que permite bagunça e bullyng entre alunos, nunca vai merecer vencer um programa desse e nenhum outro do tipo;

-O Rosário fez uma bela campanha durante as cerca de 9 horas de gravações, pecando somente no jogo de futvôlei e outros poucos jogos nas "Olimpíadas". No jogo de perguntas e respostas, o Rosário beirou a perfeição, errando somente 2 perguntas. Já o IPUC, um fiasco do começo ao fim, exceto no futvôlei (lógico que teve o meu auxílio, cobrando o meu preço do bullyng o qual sofri nessa escola). Comigo a "banca paga, mas também recebe". Fizeram o jogo deles, sem cair nas provocações dos maloqueiros do IPUC e vieram preparados para ganhar. Logo, a vitória da instituição religiosa foi consequência disso tudo, uma vitória mais do que justa;

-O pessoalzinho do IPUC foi lá basicamente para bagunçar e do Rosário, foi para jogar sério e ganhar a competição. Simples, assim.

Os colégios particulares abaixo SOMENTE DE CANOAS poderiam ganhar do IPUC tranquilamente:

*Lasalle
*Espírito Santo
*Maria Auxiliadora
*Rui Barbosa
*Concórdia
*Imaculada Conceição
*Cristo Redentor

-O Ipuc se jogasse sério mesmo poderia ser até bicampeão do programa, mas simplesmente jogou a chance no lixo ao participar pela 1ª vez;

-20 anos depois, a atual Pandemia de Corongavírus/Covid-19 pode desempregar e arruinar a vida da grande maioria dos antigos vagabundos e marginais do IPUC do ano 2000 caso estejam trabalhando no momento. Com isso, já me sentiria vingado pela Justiça Divina.

O vencedor, Colégio Marista Rosário de Porto Alegre. Um prédio histórico, antigo e tradicional com mais de um século de idade. O diretor me deve meia taça do Mr. D até hoje!

E o perdedor, o Instituto Pró-Universidade Canoense, o IPUC. Foi fundado apenas nos anos 1970. Teve tradição mais no antigo Ensino Supletivo de 1º e 2º Grau para jovens e adultos. No ensino regular, deixava a desejar. Não culpo os professores, pois seguiam as normas que não permitiam a expulsão de alunos baderneiros e vândalos.
Hoje, está bem maior e sem alunos marginais, creio eu. O diretor é um conhecido professor de Língua Portuguesa. Já concorreu a Deputado Estadual nas Eleições de 1998, mas não se elegeu.

O Mr. D teve seu último episódio gravado lá por dezembro de 2001, na Ilha do Mel no estado do Paraná e teve seu fim definitivo na TV, saindo do ar e o IPUC... ficando com a derrota eterna, sem nova chance de participação.
A Ilha do Mel paranaense merece a presença de qualquer escola, exceto o IPUC.

Nesse programa infantil, os coleguinhas se respeitavam, entre eles e a escola adversária. E participavam escola públicas de todo o país.

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Música IX - Sapo não lava o pé

Original

O sapo não lava o pé;
Não lava porque não quer;
Ele mora lá na lagoa, não lava o pé porque não quer;
Mas que chulé!

Agora, com as vogais:

A

A sapa na lava a pá;
Na lava parqua na quar;
Ala mara lá na lagaa, na lava a pá parqua na quar;
Mas qua chalá!

E

E sepe ne leve e pé;
Ne leve perque ne quer;
Ele mere le ne legee ne leve e pé perque ne quer;
Mes que chelé!

I

I sipi ni livi i pí;
Ni livi pirqui ni quir;
Ili miri li ni ligi ni livi i pí pirqui ni quir;
Mis qui chilí!


O

O sopo no lovo o pó;
No lovo porquo no quor;
Olo moro lo no logoo no lovo o pó porquo no quor;
Mos quo choló!

U

U supu nu luvu u pú;
Nu luvu purqu nu qur;
Ulu muru lu nu lugu nu luvu u pú purqu nu qur;
Mus qu chulú!

Espanhol

El sapo no se lava el pie;
No se lava porque no quiere;
Vive en la laguna, no se lava el pie porque no quiere;
¡Pero ese olor!

Inglês

The frog does not wash the foot;
He doesn't wash because he doesn't want to;
He lives in the lagoon, he doesn't wash his feet because he doesn't want to;
But that foot odor!

Consoante B;

O babo bão baba o bé;
Bão baba borbue bão buer;
Ebe boba bá ba baboa bão baba o bé borbue bão buer;
Bas bue bhubé!

sábado, 2 de maio de 2020

Vírus Sars-Cov-2 V - Doando processador

Projeto para ajudar cientistas de todo o mundo a fazer estudos a fim de combater a atual pandemia de "Corongavírus" através de cálculos matemáticos computacionais. Como exige muitos cálculos, um PC normal levaria em torno de 500 anos. Logo criaram esse projeto para usuários de PCs de todo o mundo doar um pouco do seu processador ocioso para ajudar nas pesquisas.

A iniciativa Folding@Home permite fazer uma doação de parte do processamento de qualquer computador. O projeto reúne os esforços de diversos PCs espalhados pelo mundo em um projeto de computação distribuída, destinando frações de cálculos para cada máquina conectada.



Dessa forma, cientistas responsáveis por buscar uma vacina contra o vírus ou remédios para tratar a Covid-19 ganham tempo e capacidade para realizar contas, reconstruir formas em desenhos 3D, entre outros trabalhos. 


Software do projeto. Estou doando 96% do meu processador Intel Core I3 de 3,5 GHz. Uso muito pouco mesmo.

Certificado do projeto. Diz que "dobrei 13 unidades de trabalho". Muito legal!

Pontuação. Ainda não sei bem o que significa