A formatura estava marcada para as 4:00 p.m. e começou às 4:23 p.m. do dia 04/04/19. Terminou às 5:50 p.m. Será que algum dia teremos a pontualidade britânica, alemã, japonesa...?
Em jogos de futebol e vôlei já temos.
Alegria, emoção e a certeza de um futuro melhor. Foram com esses sentimentos que 83 alunos do Programa Qualifica Canoas receberam seu diploma, em uma cerimônia que marcou a finalização das atividades de quatro turmas de montador de equipamentos eletrônicos. O evento aconteceu na quinta-feira (5) e reuniu alunos, professores, familiares dos formandos, lideranças municipais e representantes das três empresas já instaladas no Parque Canoas de Inovação (PCI): Exatron, Novus e FKS.
A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDE), através da Diretoria de Emprego, Trabalho, Renda e Formação Profissional, com o objetivo de qualificar mão de obra para as empresas do PCI, que são focadas em tecnologia, eletroeletrônicos, automação e controle para desenvolver produtos e serviços de inovação. O curso foi desenvolvido pelo Instituto Empresarial de Incubação e Inovação Tecnológica (IEITEC).
O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, parabenizou os formandos e mostrou seu entusiasmo com o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda do município. “Com o PCI e a triplicação do Parque Industrial Jorge Lanner, as perspectivas de crescimento de Canoas são muito altas, o que está fazendo com que várias empresas estejam nos procurando para se instalarem na cidade. E nós estamos trabalhando com muito empenho para atrair cada vez mais investimentos, como também para fomentar o empreendedorismo de quem já mora aqui. Estamos focados no desenvolvimento econômico e social a partir da geração de emprego e renda para todos os canoenses”, salienta o prefeito.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Airton Souza, ressalta que muitas empresas estão demonstrando interesse em se instalarem no município. “Canoas está sendo muito visada pelos investidores porque o poder público tem dado amplo auxílio, inclusive com alterações na legislação municipal de incentivo fiscal e econômico para atrair mais investimentos para a cidade”, explica.
O Presidente do Sindicato das Indústrias Metal Mecânicas e Eletroeletrônicas de Canoas (Simecan), Roberto Machemer, que esteve no evento, confirma o crescimento econômico do município e ressalta a importância da mão de obra qualificada. “O Qualifica Canoas é um embrião de projetos maiores que estão por vir para os canoenses. É preciso investir em profissionalização e qualificação, porque todos os movimentos que estão acontecendo na cidade demonstram que haverá uma grande transformação econômica e social”, completa.
Mudança de vida
Sem trabalhar para cuidar da família, Taís Sampaio, de 37 anos, viu no curso a oportunidade de voltar ao mercado de trabalho. “Eu quero ser o exemplo para a minha família e para meus sobrinhos que crio, então, estudar é o primeiro passo para voltar a trabalhar. O curso não é apenas um curso, é uma mudança de vida, é uma oportunidade de desenvolver nossas competências para alcançar nossos sonhos”, emociona-se.
Para Olavo Lopes da Rosa, de 55 anos, o curso superou todas as expectativas. “Saio daqui capacitado para trabalhar na área de eletrônica, no conserto de máquinas, diagnóstico, identificação de problemas e a resolução deles”. Olavo está confiante de que, em pouco tempo, estará de volta ao mercado de trabalho. Outro formando, Vinícius Mello Gavlinski, de 18 anos, enfatiza que o Qualifica Canoas representou uma mudança de vida: “estou na fase que tenho que decidir qual caminho trilhar e o curso me abriu muitas perspectivas de crescimento pessoal e profissional, com certeza mudou todas as minhas expectativas para o futuro”. Já a aluna mais idosa da turma, Marlei Mota Flores, de 71 anos, afirma que “não podemos parar de buscar conhecimento e novas oportunidades, é preciso estar em movimento sempre”.
Mão de obra para o PCI
O curso mal havia finalizado e a Exatron, que oferece soluções em produtos e serviços para sistemas de instalações elétricas, automação predial e residencial, realizou a contração de dois alunos, com a perspectiva de abertura de mais vagas nos próximos dias. O CEO da Exatron, Régis Haubert, comenta sobre a importância do Qualifica Canoas: “O programa estabelece um importante elo entre o governo municipal e a população, propiciando a qualificação dos trabalhadores em função das necessidades das empresas locais. É o poder público e privado atuando em sintonia para o desenvolvimento da cidade. Parabenizo às equipes das secretarias da prefeitura, do IEITEC, aos formandos e aos incansáveis provedores do conhecimento: nossos professores”.
Fonte: SECOM - Prefeitura de Canoas
Após 1 ano e 7 meses, uma nova formatura para mim. Desta vez, mais simples, sem togas, becas, sem atrito e briga com nenhum colega. Tinha gente de todas as idades praticamente e de vários bairros de Canoas. Gente mais simples e humilde em geral.
Fotógrafos, somente da Prefeitura e do jornal DC.
Bem ao contrário da turma da Química do Lasalle de 2017/2 em que tive que bloquear 2 integrantes em rede social, cuja produtora escolhida pela comissão foi um fracasso. Essa para esquecer de vez, conforme o post:
https://madruga2001.blogspot.com/2018/09/formatura-desentendimento-bafafa-chisme.html
Agradeço em especial os colegas Adílson (Turma A) e Jaime (Turma B - Tarde) pelas caronas durante o curso, porque senão eu estaria "esgualepado" para a formatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário