domingo, 12 de agosto de 2018

Número romano - Porque adoto "IIII" ao invés de "IV"?

Tudo começou somente porque eu vi uma reclamação no jornal Diário de Canoas sobre um relógio de números romanos que tinha acima de uma das entradas do antigo Shopping aqui de Canoas. A reclamação foi mais ou menos a seguinte:

"Gostaria de relatar que o relógio do Shopping de Canoas está errado. O número em romano 4 está escrito com quatro pauzinhos ao invés de IV. Isso pode influenciar a educação e as crianças aprenderem errado".

A resposta do Shopping foi: "Os antigos Romanos utilizavam o relógio com o nº 4 escrito em romano como IIII. Logo, está correto."

A reclamação foi no ano de 1999. Ora, com tantos problemas que a cidade possui, uma criatura vai reclamar logo disso? Porque não reclamou dos buracos nas ruas? Das ruas sem asfalto? Do esgoto entupido em alguns bairros? Da insegurança? Da falta de água no verão? E tantos outros?

Foto do antigo Shopping


O relógio que tinha era desse estilo, com quatro pauzinhos!

Então, só por isso adoto o número em romano "IIII" ao invés de "IV" neste blog como nos posts em série sobre um mesmo assunto e no último post sobre a legislação da Química. Na fonte, a atribuição 4 estava como "IV". Mas aqui eu coloquei "IIII", só por causa dessa reclamação inútil que li no principal jornal da cidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário