domingo, 7 de janeiro de 2018

Cupins - O paraíso em Canoas



Os cupins são uma praga mundial, mas o paraíso deles é aqui em Canoas. Simplesmente não dá para possuir absolutamente NADA de madeira por aqui. Nem móveis, nem enfeites, nem cadeiras, nem quadros e porta-retrato com bordas de madeira, peças e tabuleiro de xadrez... muito menos casa de madeira.
A não ser que a madeira seja muito bem tratada quimicamente, e o terreno da casa contenha uma barreira química.


Casa inutilizada por cupins. Somente demolindo mesmo 

Caso contrário, o sujeito está condenado a perder tudo ao longo dos anos, inclusive a casa!
Entre os meses de Novembro e Dezembro, é época de revoada desses bichos, saindo das madeiras infestadas a fim de reproduzirem-se e deixando ovos e fazendo aquela sujeira toda, com asas e cupins mortos espalhados por toda a casa.
Há 22 anos, minha avó morou em uma casa tomada de cupins no bairro Fátima durante 1 ano. Hoje, a casa nem existe mais. (impossível existir hoje, pois já estava condenada na época).

Na região de Canoas tinha muito banhado e no verão, o clima é quente e úmido, o que favorece muito a reprodução dessa praga.

Um ex-colega meu de faculdade me disse que tinha cupins até em móveis e carteiras da Ulbra, quando ele fez uma disciplina por lá.

Eles não atacam somente móveis MDF, casas e prédios de alvenaria em geral, mas se tiver portas e janelas de madeira, aí atacam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário