quinta-feira, 16 de março de 2017

Eclipse solar IIII - Um sonho de viagem*

Um sonho e prioridade de viagem agora: Ir para a cidade de Viedma, na província de Rio Negro na Argentina, distante 2196 km de Porto Alegre.

Para quê?

Acompanhar um eclipse total do Sol que irá ocorrer na região no dia 14 de Dezembro de 2020. Também é o dia em que irá se completar 10 anos do Mazembe's Day.

 Onde será

E porque?

Porque no eclipse solar de 3 de Novembro de 1994 a Lua encobriu 97% do Sol aqui em Canoas e o ambiente não escureceu 100%. Além disso eu estava no colégio e não pude observar esse eclipse na santa paz do início ao fim. Logo, eu fiquei insatisfeito e frustado. Eu só pude observar brevemente o eclipse na hora do recreio através de um vidro de soldador com o auxílio de uma professora. Agora é pensar somente em Viedma e na praia de El Condor, a 28 km do centro da cidade e observar esse eclipse na mais absoluta paz junto com outros turistas e cientistas com o meu próprio equipamento.

O famoso Eclipse Solar Total de 03/11/1994. A totalidade foi na divisa do RS com SC e em cidades como Tubarão, Criciúma, Chapecó, Foz do Iguaçu, Torres, etc onde escureceu completamente esses lugares. Terminou lá perto da África do Sul.


O dia 03/11/1994 caiu numa Quinta-Feira.

Vídeos


Lages - SC

Agora, quero sentir a escuridão de um eclipse solar na Argentina. Portanto, nada de ir pra festas e baladas pra mim e outros gastos desnecessários. Economia absoluta de grana até lá. Já observei fotos e peguei algumas informações sobre a cidade do país vizinho.


Também pode ser nas praias de La Loberia, Bahia Creek, San Antonio Este ou Las Grutas.


Distância por terra.


Pelo cálculo do meu algoritmo, o dia 14/12/2020 vai cair numa Segunda-Feira (no espanhol, Lunes).

(*) Cancelado devido a pandemia de Corongavírus. Substituída pela viagem à João Pessoa - PB em Outubro de 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário