Gente em busca de telhas e lonas no bairro Rio Branco
Fotos: Diário de Canoas
Eu mesmo fiquei 2 dias sem luz e sem água no meu condomínio. Mas com certeza ainda tem gente nessa situação.
Um senhor de São Sebastião do Caí teve sua casa alagada pelo Rio Caí, o qual alagou uns 60% do município. Veio para Canoas visitar seu filho. Aí deu esse temporal por aqui e novamente ficou desabrigado, junto com o filho. Foi pra fila da lona e da telha junto com o pai!
Após o temporal, o pessoal começou a cair dos telhados na ânsia de fazer os reparos logo, ido parar no hospital e HPS. Logo, a Prefeitura emitiu alerta do risco de tal procedimento e dicas de segurança.
Nota da Prefeitura
ATENÇÃO CANOENSES!
Informações importantes sobre os serviços relacionados aos problemas causados pelas cheias e temporal.
Lonas com preço abusivo
Quem adquiriu lonas, com preços muito acima do custo de mercado, devem guardar as notas fiscais e acionar o Procon, através do e-mail "procon@canoas.rs.gov.br", informando o endereço da loja, telefone e apresentando uma cópia da nota fiscal. O Procon, irá notificar os locais que agiram de forma abusiva.
Mais informações aqui: http://goo.gl/6d3P3G
Bairros sem água
As famílias que estão sem acesso a água potável podem entrar em contato através do número 9230-9063. Para mais informações acesse o link: http://goo.gl/EgxkD2
Atestado para justificativa de ausência
As pessoas que não puderam trabalhar ou estudar, devido aos transtornos ocasionados pelo temporal e alagamentos, poderão solicitar atestado para justificativa de ausência na Defesa Civil, na rua Bandeirantes, 450, atrás dos Bombeiros. Os casos serão avaliados objetivando liberar os atestados.
FGTS recuperação das residências
O FGTS só poderá ser movimentado após o reconhecimento do decreto de Situação de Emergência, pelo Ministério de Integração Nacional. Assim que o decreto for deferido a Prefeitura de Canoas dará as orientações necessárias para o encaminhamento junto à Caixa Econômica Federal. Confira o link para mais informações: http://goo.gl/KpJlaE
Doações de móveis e eletrodomésticos
O município de Canoas está arrecadando móveis e eletrodomésticos para ajudar as pessoas prejudicas pelos últimos eventos climáticos. As doações podem ser realizadas somente no endereço, rua Marechal Rondon, 100, ao lado da sub-prefeitura sudeste, bairro Niterói.
Doações de alimentos e outros itens
A Defesa Civil continua recebendo Lençóis, cobertores, roupas para crianças de até um ano, produtos de higiene, fraldas e alimentos não perecíveis, os quais podem ser entregues nos seguintes locais: Defesa Civil: Rua Bandeirantes, 450, atrás dos bombeiros, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira; Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania – Rua Humaitá, 1130. As doações também podem ser feitas pelos telefones: 3425-7649, 9146-1602 ou 9230-6688.
Trabalho Voluntário
Todos que quiserem ajudar como voluntários deverão ir diretamente aos locais de acolhimento, fazendo contato com agentes da Defesa Civil ou da prefeitura. Confira os locais: Ginásio São Luis - Bairro São Luis; Igreja Imaculada - Bairro Rio Branco; Igreja Santo Antônio - Bairro Fátima; Igreja Nossa Senhora do Trabalho - Bairro Niterói; Escola Paulo VI - Bairro Fátima; Prédio situado ao lado da Sub-prefeitura Sudeste - Rua Marechal Rondon, 100 - Niterói. Mais informações dos locais aqui: http://goo.gl/slQ7jo
Ajuda aos animais
Os animais ainda precisam de ajuda, necessitando de rações, materiais de limpeza e lonas para se protegerem da chuva. As doações podem ser feitas no Centro Bem-Estar Animal,no endereço Av. Boqueirão, 1985, ou através do Whats 9240-2917.
Pessoal desesperado por água num caminhão-pipa como num país em plena guerra
Pelotas de granizo que caíram no meu bairro, o Rio Branco, mais Niterói e Fátima. Guardei um pote no freezer da geladeira e se conservou por 44h desligado, sem luz.
ALERTA SOBRE BOATOS
Prefeitura de Canoas alerta que se trata de boato a informação de que os diques Niterói e Rio Branco estariam prestes a romper. De acordo com técnicos da Secretaria Municipal de Obras (SMO), que efetuaram vistoria na manhã desta segunda-feira (19), não há qualquer indicação neste sentido. O secretário adjunto da SMO, Lademir Silveira, lembra que no bairro Rio Branco há, também, a proteção da BR-448 que auxilia na contenção.
A equipe do Escritório de Engenharia e Arquitetura (EEA) da Prefeitura informa que os diques possuem entre 6,5 e 7 metros de altura. O do Niterói tem extensão de 5.320 metros e o do Rio Branco, 7.780 m. Estes, incluindo o Mathias Velho (7.100 m) e Araçá (7.200 m), têm uma extensão de 27,4 mil metros. A Prefeitura informa, ainda, que há equipes da Defesa Civil visitando casas, somente para o auxílio humanitário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário