Canoas está unida na reconstrução da cidade, após o temporal do dia 15 de outubro (com isso, o Dia do Professor meio que passou em branco). Em torno de 600 pessoas passaram pelos pontos de abrigo e foram atendidas por servidores municipais e voluntários. Com a melhora no tempo, as famílias desabrigadas retornaram as suas casas e recebem assistência da Prefeitura.
O atendimento às famílias reuniu, aproximadamente, 500 pessoas, entre servidores e voluntários, Ao todo, foram 1.700 pessoas que ficaram desalojadas e mais de 30 mil casas atingidas.
Doações
A Prefeitura solicita ainda doações de móveis (colchões, cama, armário, sofás, entre outros) e eletrodomésticos (fogão, geladeira, televisão, etc). Devem ser encaminhadas à Subprefeitura Sudeste, na rua Marechal Rondon, 100, bairro Niterói.
Materiais distribuídos:
Kits de alimentos- 1.600
Kits de limpeza e higiene- 900
Kits de roupas- 1000
Unidades de Saúde
A tempestade deixou casas destelhadas e provocou cheias. Em torno de 60 postes de energia elétrica e 50 árvores foram ao chão. O estrago estendeu-se também a prédios públicos, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A UBS Boa Saúde, localizada na rua Boa Saúde, 1664, bairro Rio Branco, é a única que permanece fechada . Os pacientes estão sendo atendidos na Unidade Pedro Luis da Silveira, no mesmo bairro. A UPA Idoso também sofreu avarias, passando a realizar atendimentos dos pacientes no Centro de Referência ao Idoso, que fica ao lado.
Escolas de Ensino Fundamental
Algumas escolas foram atingidas pelos temporais (clique aqui). A Secretaria de Educação informa que as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Pinto Bandeira e Rui Cirne Lima prosseguem com problemas, por conta do destelhamento. Os alunos foram transferidos na quarta-feira (21), para terem aula na EMEF Gonçalves Dias. Quatro das 38 Escolas de Educação Infantil (EMEIs) seguem com problemas em razão do temporal, sendo que a Carinha de Anjo e Gilda Schiavon foram fechadas, e as aulas retornaram no dia (26). Nas EMEIs Beija Flor e Meu Pedacinho de Chão, as aulas já foram retomadas.
As regras para utilizar o FGTS e a documentação exigida
A Prefeitura Municipal de Canoas divulgou nesta segunda-feira (26), os bairros atingidos pelos recentes temporais e onde foram verificados os maiores estragos. Para aqueles que foram totalmente atingidos, os trabalhadores que quiserem fazer uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), não necessitarão de laudo ou certidão comprovando os danos pela Defesa Civil do município. Nos bairros onde os estragos foram parciais, o trabalhador terá de procurar a Defesa Civil de Canoas para obter um laudo de reconhecimento, de posse da documentação pessoal e comprovação dos danos na sua residência, como por exemplo: fotos e notas fiscais de compras de telhas ou lonas. A Defesa Civil receberá estes processos a partir do próximo dia 29 de outubro em sua sede, na Rua Bandeirantes, 450.
O início dos atendimentos para movimentação do FGTS estão sendo ainda definidos pela Prefeitura Municipal e Caixa Econômica Federal e, oportunamente, será divulgado.
Bairros totalmente atingidos
São Luís
Mathias Velho
Harmonia
Mato Grande
Fátima
Niterói
Rio Branco
Ilha das Graças
Bairros parcialmente atingidos
Industrial
Brigadeira
São José
Igara
Guajuviras
Centro
Marechal Rondon
Estância Velha
Olaria
Nossa Senhora das Graças
Documentação exigida para a movimentação do FGTS
a) documento de identificação pessoal;
b) carteira de trabalho comprovando o vínculo empregatício;
c) número do PIS/PASEP/NIS;
d) comprovante de residência na área atingida pelo desastre.
Nos bairros onde os estragos foram parciais, o trabalhador terá de procurar a Defesa Civil de Canoas para obter um laudo de reconhecimento, de posse da documentação acima e comprovação dos estragos na sua residência, como por exemplo: fotos e notas fiscais de compras de telhas ou lonas. A Defesa Civil receberá estes processos a partir do próximo dia 29 de outubro em sua sede, na rua Bandeirantes, 450.
A Caixa Econômica Federal solicita ao trabalhador que ainda não possui o Cartão do Cidadão, que realize opedido através do telefone 0800 726 0207, opção 5, seguido da opção 3, para possibilitar os saques nascasas lotéricas ou caixas eletrônicos, após o encaminhamento do FGTS, para valores de até R$ 1,5 mil.
1,4 mil caçambas de entulhos recolhidos
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) continua a retirada de entulhos das áreas atingidas. A equipe segue até quarta-feira (28) no Bairro Rio Branco e, na quinta-feira (29) e sexta-feira (30), a operação acontecerá no bairro Niterói.
Da madrugada do temporal na quinta-feira (15) até domingo (25), foram recolhidos 12.636 metros cúbicos de entulhos, que compreende mais de 1,4 mil cargas de caminhões caçamba. Neste mesmo período, segundo a SMSU, os ecopontos receberam um grande volume de entulho destinados pelas famílias.
A Prefeitura reforça ainda a colaboração do cidadão, que continue depositando seus materiais (telhas, galhos e madeira, móveis, caliças, plásticos e pneus) em um dos ecopontos mais próxima da sua região. O atendimento é das 8h às 18h, e está aberto todos os dias em função da situação de emergência da cidade.
>>Confira os locais dos Ecopontos
Bombas e limpeza de valas
A Secretaria Municipal de Obras mantém o trabalho permanente de limpeza de valas e monitoramento de todas as casas de bombas da cidade. No Bairro Mato Grande, para dar ainda maior vazão às águas, equipes das Obras instalaram uma draga, com capacidade de escoar 420 litros por segundo, o que permitiu o rápido escoamento e a diminuição das águas nas ruas Maria Isabel, Elizabeth Finkler, Antônio Wobetto e Antônio Nichelli, áreas historicamente alagadiças. Uma outra bomba fixa, com capacidade de 300 litros por segundo, está sendo locada para a prevenção a novas chuvas. Também é realizada permanentemente a limpeza da vala paralela ao Arroio Araçá, responsável pela captação das águas do Mato Grande.
Quedas de telhados
Na tentativa de reparem suas casas que tiveram as telhas quebradas, várias pessoas caíram dos telhados. Atualmente, nove pessoas estão no Hospital de Pronto Socorro de Canoas, sendo três permanecem na UTI e outras seis estão internadas.
Fonte: http://www.canoas.rs.gov.br/site/noticia/visualizar/id/122044
E dê-lhe guerra na Faixa de Gaza! Bomba e mais bomba pra todo o lado.
A sincronia da noite palestina. Desta vez sem aquelas rezas sinistras das mesquitas que parecem vozes do além. E nada de pagode, bailes funk, bailões, rodas de samba, música eletrônica... são explosões e bombardeio pesado mesmo, com o barulho constante e incessante dos drones ao fundo!