16/10/2023 - Segunda, Dia mundial da Alimentação e da Ciência e Tecnologia.
6:20 a.m. - Levanto da cama, abro a janela do quarto e tenho essa vista do bairro Tambaú
É possível ver ares-condicionado em praticamente todos os imóveis. Isso porque nunca esfria, mesmo de madrugada. O clima local é sempre quente. Nem precisa levar roupas pesadas!
6:25 a.m. - Claridade a pleno, mas ruas vazias ainda em JP
6:30 a.m. - Vou para o restaurante tomar aquele café da manhã de hotel novamente
7:00 a.m. - Aguardo o guia turístico para mais um longo passeio nesta mesa. Desta vez, vamos para a cidade vizinha de Cabedelo, na grande João Pessoa.
7:10 a.m. - Chega o guia tuístico. Um senhor bem divertido! Ele fala sobre mais um belo e abençoado dia de sol que amanhece em JP. Que nós devemos agradecer pela bela viagem na Paraíba, que nós levantamos da cama com saúde para tomar aquele farto café da manhã no hotel... E sim, realmente agradecemos por tudo isso.
Que nós tenhamos uma bela segunda-feira abençoada e e repleta de bons momentos e alegria!
Milhares de pessoas não podem nem levantar da cama, tampouco andar e também muitos nem têm o que comer em casa.
Ele pergunta: "Quem aí está feliz e contente?" Todo mundo no bus diz: "Eeeuuuu" Uhuuu!
E ele diz: É isso aí! Vamos passear bem alegres e felizes! Vamos deixar os recalcados e a tristeza para trás! (no meu caso, deixei há 3880 km de distância)!
Bom, aí eu lembrei de imediato: Os pacientes barraqueiros da minha farmácia onde trabalhei por 15 meses aqui em Canoas! Enquanto eles ficam sofrendo com falta de medicamentos e reclamando da vida, eu sigo no Sol da Paraíba, no calor do Nordeste brasileiro! Ô beleza! Aí sim!
Eles também pagam o meu salário para isso! Comigo a banca paga, mas também recebe e muito.
Uns recalcados(as) prometeram me pegar! Então tomem um avião e venham me pegar aqui na Paraíba (mas a passagem não é tão barata assim e não é nada fácil conseguir voo de imediato)! Tem que ter uma grana para isso!
OBS: Há muito policiamento ostensivo na cidade!
Assim, eu vibrei mais ainda que os demais turistas no ônibus! Os recalcados realmente ficaram muito longe de mim, sendo que eu vim do RS, estado mais ao sul do país!
Além de mim, tinha mais uma moça de Bento Gonçalves-RS. Ele perguntou os times de futebol e tinha corinthiano, santista, vascaíno, palmeirense, são paulino, flamenguista...
Nascem 54 tartarugas na praia de Intermares, em Cabedelo. Aqui há um projeto de conservação das tartarugas. Pela noite, há uma atenção especial dos biólogos para que elas não confundam a luminosidade da espuma do mar com as luzes da cidade. Senão, elas podem ir em direção à cidade e morrerem atropeladas.
O Projeto
O Projeto Tartarugas Urbanas, desenvolvido pela Guajiru, visa a proteção das áreas de desova de tartarugas marinhas no litoral da Paraíba. Implementado em 2002, tem por objetivo evitar os efeitos nocivos da urbanização nas áreas de maior presença de ninhos das tartarugas. Devido à iluminação artificial inadequada, os filhotes, que deveriam se orientar através do brilho da espuma das ondas e da lua para chegar ao oceano, se desorientam em direção contrária ao mar e podem, consequentemente, vir a óbito desidratados, predados ou atropelados.
Aqui, fomos para o Forte Santa Catarina, criado pelos portugas para se defenderem de possíveis invasões estrangeiras, já na cidade de Cabedelo. Pagamos 4 reais para entrar.
Na época, franceses e holandeses ameaçavam invadir o Brasil através do Nordeste.
A capelinha do Forte Santa Catarina. Aqui, apenas agradecemos pelo que já temos. Nada de fazer novos pedidos.
Tinha gente do RS (além de mim), de SP, PR, MG, RJ...
O guia do Forte explicando tudo de forma bem divertida.
Aqui, gravuras indígenas através de quadros feitos com azulejos pintados. Eram os primeiros habitantes do Brasil, antes da chegada dos protugueses.
Museu interno do Forte
Representação de uma batalha na época do Brasil colônia.
A 1ª bandeira do Brasil
Bandeira atual
Um canhão rudimentar
Aqui descia uma lâmina para decapitar os condenados. Cometeu crime/falta grave? Simplesmente perdia a cabeça!
Aqui o início da famosa rodovia Transamazônica, a BR-230. As placas todas adesivadas dos viajantes. Construída no governo militar de Médici, passa pelos estados da PB, CE, PI, MA, TO, PA até a cidade de Lábrea, no interior do AM.
10:00 a.m. - Após visitar o forte Santa Catarina, fomos à praia Ponta de Campina, a mais bela de Cabedelo.
Vista da praia do restaurante Lovina
Ao fundo, a cidade de João Pessoa
Que bela praia. Com coqueiros, palmeiras... típica praia tropical!
Água morna, calma e pouquíssimas ondas
Deu uma rápida pancada de chuva. Nada que atrapalhasse o passeio. Apenas uma nuvem que passou.
Restaurante Lovina. Agendei com o guia um passeio de catamarã ao som do Boleiro do Ravel e o pôr do sol no rio Paraíba
Depois de umas 2 horas de molho na praia, vou almoçar às 12:30 p.m. Um arroz com camarão e cúrcuma e um filé de peixe com legumes. Está servido? Vá comprar!
Após o almoço, às 2:20 p.m. fomos à Praia do Jacaré, às margens do Rio Paraíba ainda em Cabedelo.
A paisagem é linda, mas o local é impróprio para banho. Há poluição e as águas são profundas. Lembra um pouco a orla do Guaíba em Porto Alegre.
Aqui foi um dos pontos de observação do eclipse solar. Eu não estava por aqui, mas segundo relatos, o local estava bem lotado.
Embarque no catamarã para o pôr do sol ao som do Boleiro do Ravel às 4:00 p.m.
Lojinhas da praia do Jacaré
Lampião e Maria Bonita se apresentam. Um casal que aterrorizou o sertão nordestino por um bom tempo.
Hallowen é o cacete! Aqui no Brasil tem cultura e bastante em todas as regiões! Mania de copiar cultura de norte-americano!
Encenação de um casamento
O sol já se pondo
O saxofonista toca Ave Maria, encerrando o passeio já à noite lá pelas 6:30 p.m.
7:00 p.m. - Retornamos do passeio de volta ao hotel. Já estava um tanto cansado, louco por um banho. Esse passeio realmente durou o dia todo e foi divino! Bem ideal para casais.
Foi basicamente isso