15/10/2023 - Domingo, Dia do Professor
Antes de mais nada, parabéns a todos os professores de todo o país, em especial àqueles que me deram aulas desde à Pré-escola até a faculdade de Química. Sem eles, eu não seria o que sou hoje e não chegaria a onde estou agora! Se não fosse as aulas de Geografia, chegaria sem nenhum conhecimento da região que acabei de visitar há pouco.
6:20 a.m. - Depois do magnífico eclipse solar anular que assisti no dia anterior, é hora de passear e explorar mais a cidade e seu litoral!
Levanto da cama, tomo aquele farto café da manhã novamente e aguardo o guia turístico do passeio para as piscinas orientais da praia do Seixas.
Antes, eu agendei 3 passeios através de um panfleto que peguei na recepção do hotel com valores promocionais. Muito legal!
Saguão do hotel onde aguardo o guia turístico junto com outros 4 hóspedes
7:10 a.m. - O guia chega no hotel. A empresa é a Luck Receptivo, que opera em todos os estados do nordeste brasileiro. Um micro-ônibus muito bom, confortável e com ar-condicionado. O guia é um carioca que mora em João Pessoa há 20 anos já.
7:40 a.m. - Sol alto e calor já. Passamos pelo bairro Altiplano, um bairro novo na cidade com prédios altos, modernos e apartamentos caríssimos, valores de até R$ 8 milhões. Não é para qualquer um!
O bairro se chama assim porque é plano em cima e o mais alto de JP.
Bairro Altiplano, o mais caro da cidade e talvez do estado da PB.
Mas o estado no geral é pobre.
Passamos pelo farol do Cabo Branco, já perto da ponta do Seixas.
O guia comenta um pouco sobre a cidade, sendo a melhor capital nordestina e a 3ª melhor capital do Brasil para se viver, segundo pesquisas.
Farol do Cabo Branco. Talvez o mais estiloso que já vi.
Turistas comentaram com ele que outra capitais cresceram demais e JP parou no tempo. Sim, outras capitais nordestinas tiveram enormes problemas com trânsito, poluição, violência... (Ex: Fortaleza, Natal, Recife e Salvador).
João Pessoa não. Ela cresce, mas um crescimento sustentável, devagar e controlado, sem aquele crescimento desordenado. É proibido prédios com mais de 4 andares a menos de 200 metros da orla marítima!
8:50 a.m. - Chegamos num restaurante ao lado da praia do Seixas e meu Deus! Que lugar lindo e espetacular!
Aqui o embarque no barco para as piscinas naturais da ponta do Seixas. A água está um pouco turva, mas nada comparado ao "chocolatão" das praias do RS.
Nossa, que vista! Ao fundo, a cidade de JP e à esquerda, a Ponta do Seixas
A piscina natural. Água rasa e morna!
A água estava um pouco turva. Logo, não foi possível ver os peixinhos. Dizem que é melhor para ver os peixinhos de dezembro à março.
Vista para o farol do Cabo Branco
11:40 a.m. - Essa hora, o sol da Paraíba castiga mesmo, se não tiver protegido com camisa UV, protetor solar... Após mais de 2 horas de molho nas piscinas naturais, o barco retorna para o restaurante onde eu já tinha reservado um prato lá pelas 9:00 a.m.
Em um shopping aqui, gasto mais ou menos isso em um almoço de domingo.
Restaurante com vista para o mar. Que "vidão" estou levando aqui! Que lugar divino! Foi "amor à 1ª vista".
Outra foto do restaurante da vista para o mar
Depois do almoço, as nuvens se fazem mais presentes no céu local. Se o eclipse solar fosse nesse dia, jão não seria tão bom de se observar. Mas não chove uma gota.
2:20 p.m. - Após o almoço, embarcamos no ônibus da Luck de volta para os hoteis. No meu caso, para o hotel Caiçara. O guia pergunta se gostamos do passeio, se comemos bem, se gastamos dinheiro... Ah, sim, com certeza! O valor não importa. O que importa é que gastamos dinheiro! (e muito)
Passamos por um Mc Donalds, falei para o guia: Não venho à Paraíba para comer no Mc Donalds (palhaço tranca-street)! Isso tem em qualquer lugar!
Ele indicou a Casa do Bacalhau como um restaurante. Ficou para uma próxima viagem.
3:00 p.m - Já de volta ao hotel, largo as coisas no quarto, vou par ao terraço e curto mais a piscina com mais uma vista para o mar na praia de Tambaú
Esse prédio redondo é o hotel Tambaú, que já foi um dos mais luxuosos do Nordeste e o mais luxuoso da Paraíba. Hoje se encontra abandonado, em vias de aquisição por um grupo estrangeiro para fazer um parque aquático. Mas nada definido ainda. É uma longa história que falarei depois.
7:00 p.m - Como mais um pastel com caldo de cana como lanche. Já virei cliente fiel de uma ambulante na praia de Manaíra!
9:00 p.m. - Aqui, um grupo de senhoras chega ao hotel para fazer check-in. Eu já estava há 4 dias, já bem instalado e "aquerenciado" à João Pessoa!
9:30 p.m. - Hora de dormir, pois no dia seguinte tem mais um longo passeio, numa segunda-feira. E assim, termina o feriadão do Dia da Criança em todo o país!