Em Alhandra
Em Campina Grande
Em Esperança
Em Araruna
Quase 90% do território paraibano estiveram dentro da faixa de visibilidade do eclipse anular solar, que aconteceu neste sábado (14). João Pessoa, por exemplo, foi uma das melhores capitais brasileiras para observar o fenômeno astronômico.
Na capital paraibana, grupos de moradores e turistas se reunira em pontos como o Hotel Globo, na Casa da Pólvora e no Mirante SkyBeach. Em Cabedelo, a Praia do Jacaré e o Intermares Hall também são pontos de observação.
Em João Pessoa, a Lua começou a “comer” o sol por volta das 3:30 p.m. A anularidade foi alcançada na capital paraibana às 4:46 p.m.
Já Araruna, foi uma das melhores cidades do interior para acompanhar o evento. Turistas de várias partes do país estiveram no município para fazer a observação. Em alguns hotéis, não é possível mais conseguir reservas. O município, inclusive, sedia o Encontro Nacional de Astronomia do Brasil (Enast), que reúne astrônomos profissionais e amadores.
No Sertão, o céu limpo também favoreceu a visibilidade. Cidades como Sousa, Pombal, Santa Luzia, Sapé... ofereceram ótimas condições para acompanhar o evento.
Video
Fonte: Jornal da Paraíba
Em Cabaceiras
Na praia do Jacaré, na cidade vizinha de Cabedelo. Imprópria para banho. Lembra um pouco a orla do Guaíba de Porto Alegre.
Mapa do Eclipse Anular na América
Diversas cidades da PB e do RN na faixa do eclipse na íntegra
Considerações:
-Eu percebi um abandono do Varadouro, um bairro histórico de João Pessoa pela prefeitura local. Ali é história do Brasil pura. Segundo uma guia turística, cuidar de bairro e construções históricas não dá votos. Realmente é verdade. É assim no Brasil todo, inclusive aqui no RS;
-Eles poderiam ter feitos camisas e souvenires alusivos ao eclipse para vender aos turistas. Os comerciantes locais não deram muita bola. Poderia ser: "Eclipse João Pessoa - PB 2023 - Eu fui!, Eu estava lá...;
-Poderiam unir o eclipse à cultura nordestina para fazer camisas, lembranças, souvenires... Acho que faltou visão comercial aí;
-Faltou uma promoção melhor do evento pela prefeitura local, tanto que praticamente não ouvia comentários sobre eclipse antes do evento;
-Agora, o hotel Globo foi um ponto de observação muito bem escolhido pelo Clube de Astronomia da PB. Na praia, os prédios altos atrapalham a observação;
-O Eclipse Anular na íntegra ocorreu nos Estados Unidos, México, Belize, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e Brasil.
A cidade de João Pessoa foi a última cidade das Américas a observar o eclipse;
-Caso o eclipse não acontecesse no dia e hora marcada em João Pessoa, caberia a mim processar a NASA por errarem os cálculos;
-Um eclipse total do Sol em João Pessoa e no Brasil irá ocorrer somente em 12/08/2045;
-Um eclipse solar NÃO é um evento democrático. Sua totalidade ou anularidade está restrito a uma pequena faixa estreita que pode passar pelos continentes ou apenas pelo oceano em qualquer parte do planeta.
Quem quiser observar pessoalmente, terá que viajar ao local de ocorrência dentro da estreita faixa que irá ocorrer na íntegra.
E isso requer planejamento e grana, pilas, R$... como eu fiz ao ir para a Paraíba.
-Por exemplo, teremos um aqui na região em 12/09/2034.
Eu poderei ver de graça, mas quem não mora aqui e quiser observar terá que viajar para Porto Alegre e região ou para algumas cidades do interior do RS. E ainda torcer para não chover ou o céu não ficar nublado.