13/10/2023 - Véspera do grande dia do Eclipse Solar Anular
Acordo às 6:30 a.m. e levanto da cama. Dormi muito bem. E aqui amanhcece muito cedo, lá pelas 4:40 a.m. Às 7:00 a.m. vou para o restaurante do hotel tomar aquele café da manhã bem farto. Nossa! Quanta coisa boa tem aqui! Tem pão normal, pão integral, frios, suco de caju, manga, acerola, goiaba, iogurtes, tapioca normal, tapioca de cuscuz, vários bolos...
Bom, depois do café, hora de reconhecer o ambiente externo. Vou à praia de Tambaú, perto do hotel. Nossa, que bela praia! Águas calmas e mornas, sem aquele mar agitado e gelado do RS.
Barcos com turistas prestes a sair para as piscinas naturais do Seixas
Praia do Tambaú. Ninguém comenta sobre eclipse, mas os vidros de soldador estão em falta em toda a cidade e cidades vizinhas à JP, segundo as redes sociais locais que verifiquei. Ou seja, não dá pra deixar pra comprar de última hora! Levei meu vidro de soldador daqui de Canoas mesmo, que comprei em 2017. Medicamentos também continuam em falta em Canoas, mas foda-se! Não é problema meu! Estou na Paraíba, há exatos 3880 Km de distância!
Mais barcos com turistas perto de partirem.
8:15 a.m., sol já bem alto e calor na praia do Tambaú
Um chinelo quadrado que só tem em João Pessoa, do Seu Virgulino (Lampião) e da Dona Maria Bonita, casal que aterrorizou todo o Sertão Nordestino por um bom tempo.
Às 11:55 a.m., sol muito forte na praia e vou embora para almoçar um peixe com arroz, pirão, salada e fritas. Volto para o hotel, descanso um pouco e vou para a cobertura, na piscina, já encantado com a beleza do lugar.
Uma curiosa área de convivência do hotel. Ninguém usa!
A piscina do hotel! Que beleza! Agora sim, caiu a ficha. Estou na PB, no nordeste brasileiro presenciar um histórico eclipse solar no Brasil, vindo lá do RS! Depois vou agradecer aos meus "patrocinadores" por essa viagem!
Depois, faço um lanche. Um pastel de frango e caldo de cana de uma ambulante perto da praia.Fico na beira da praia de Manaíra observando o movimento, sentindo o vento e ouvindo o barulho do mar. Temperatura alta de 27°C por ser noite.
Uns monumentos da praia de Manaíra, vizinha à Tambaú
Um ônibus de passeio turístico local. Semelhante a um de Porto Alegre.
Faço mais um lanche como janta em um boteco. Volto para o hotel e pego um folheto com uma relação de passeios na recepção, feitos por uma empresa de turismo que opera em todo o nordeste. Mas isso só farei a partir de domingo, depois do eclipse. Ligo o ar-condicionado do quarto e vou dormir, já na expectativa pelo eclipse.