terça-feira, 23 de agosto de 2016

Olimpíadas - Infelizmente acabou

Parabéns a todos os atletas participantes, em especial aos brasileiros que ganharam medalhas de ouro, prata e bronze nessa Olimpíada das cuias de chimarrão (vide logotipo e pira). Para o 4º lugar, deveria ter medalha de paládio e para o 5º lugar, medalha de chocolate suíço. E ao vôlei masculino que ganhou o 3º ouro olímpico. Pena que a seleção feminina foi eliminada mais cedo, sem nem disputar o bronze.


Ouro no Vôlei em Barcelona 1992


Ouro no vôlei em Atenas em 2004

Ouro agora no Rio de Janeiro 2016

As mulheres, Ouro em Londres 2012

Abertura da exposição sobre o Gustavo Endres, ex-jogador da Seleção (ouro em Atenas) e do Canoas Vôlei no Lasalle.


Histórico de vida do Gustavo e as camisas dos times que ele jogou


Os caras do SporTV, principal canal de esportes a cabo do Brasil, preparando a câmera para filmar um clássico do vôlei nacional no Lasalle aqui em Canoas (foi Canoas 2 x 3 Minas). Mas se a câmera tiver com defeito, eu posso trazer a câmera dos deputados, né?

Logo do SporTV que abriram 16 canais em HD somente para a Olimpíada, e assim transmitiram 100% dos jogos desde o Futebol, Vôlei, Basquete até o Golfe, Badminton (um tênis com peteca), Tiro com arco e Levantamento de peso

Eu num jogo ocorrido no país 5 vezes ouro olímpico e outros inúmeros títulos mundiais no vôlei masculino e feminino. Tomara que com esse último ouro brasileiro, aumente quantidade de público no ginásio do Lasalle, pois os caras irão vir jogar por aqui com seus respectivos clubes. Mas mesmo sendo campeões olímpicos, terão vaias e pressão da torcida local na hora do saque dos adversários do Canoas, afinal na hora do jogo o apoio é para o clube da casa por ser um ginásio pequeno e acanhado, a não ser que o adversário seja muito fraco. 
Pode ser que eu tente fazer umas transmissões ao vivo dos jogos do Estadual e Superliga via Facebook ou Youtube filmando com um tablet.

Quanto ao Golfe, o campo utilizado na olimpíada vai virar público e vai acontecer como no desenho do Pica-Pau: 

Torneio de golfe olímpico no RJ


-Ei moço! Podemos jogar por aí?

-NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOO!

Agora vem aquela depressão pós-olimpíada, sem nada que preste pra olhar na TV.

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Química II - Solução de corante

Solução de corante Preto de Amido 10 B num balão volumétrico de 1 L e 500 mL. No balão de 1 L é uma solução estoque cuja concentração é de 1g/L e no de 500 mL é de 100mg/L que foi diluída da solução estoque. Para isso, peguei 50 mL do balão de 1 L e diluí em mais 450 mL de água deionizada.

Mesmo diluída com uma concentração 10 vezes menor, a cor permanece muito intensa e escura. Se isso pega na roupa, mancha que é uma beleza, pois se trata de um corante!

Tive que colar um papelzinho escrito no balão para identificar a solução, pois devido a cor escura não daria para escrever com pincel atômico no balão, já que não daria para enxergar.

O grande objetivo é testar a adsorção desse corante pela salvínia, um adsorvente industrial feito de uma planta aquática muito comum em lagos em geral.

sábado, 6 de agosto de 2016

Olimpíadas - Cuias de chimarrão

O logo oficial realmente lembra uma cuia de chimarrão deitada

Cuia gaúcha de chimarrão, bebida bem tradicional aqui do RS e parte da Argentina e Uruguai, que vem desde os índios que habitavam a região.

A pira olímpica lembra uma cuia uruguaia


 Cuia do Uruguai, país vizinho do RS

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Canoas Retrô V - Jornal Correio de Canoas

Jornal que circulou em Canoas no ano de 1950 quinzenalmente no 1º e no 3º sábado de cada mês. A data dos textos abaixo é 18/11/1950.

Editorial do jornal


Reivindicação de uma agência dos Correios e Telégrafos para Canoas


A má educação no cinema não é nenhuma novidade. Começava a se tornar regra lá em 1950. Isso que as cadeiras eram duras, de madeira, o som era mono, a tela cheia de sinais e as fileiras eram planas, sem o estilo de arquibancada de estádio de hoje.


Uma crônica do jornal


Bela iniciativa do banco Agrícola-Mercantil para os estudantes da época.

O jornal diz ser isento politicamente, ao sofrer críticas da prefeitura